sexta-feira, 17 de abril de 2020

CURANDO A TERRA


Deixei livremente as ideias vaguearem pela cabeça.  Acho que, como fez no princípio sobre as águas do abismo, o Espírito às vezes também paira sobre as águas dos pensamentos e as fecunda livre e lentamente.
Acredito que era isso que estava acontecendo: o pensamento pululando de uma ideia a outra, e, tendo o próprio texto bíblico como referência, o Espírito foi-me de uma citação à outra.
Uma vez assim, reconhecendo apenas o passeio das ideias, vou compartilhar o ondular dos textos.  Não vou me ater a interpretações rigorosas ou detalhes exegéticos.
Convido-os a navegar comigo.
Tudo começou a partir de uma mensagem que estava ouvindo na internet e que tinha como base o texto de 2Cr 7:14.  A reflexão ali seguia em outra direção, mas a minha mente foi dispersa para um detalhe do texto: a terra precisa ser curada por que está doente!
Mas a terra não tem que unicamente ser entendida como ponto geográfico.  A terra é o chão, o solo, o lugar onde eu jogo minha semente e olho para o futuro na esperança de ver crescer e deixar frutos para as próximas gerações.
Mas a terra está doente.  E se o solo carece de correção e cura, então o plantio vai ser desperdício.
Achei que seria interessante aqui pensar sobre técnicas de correção de solo.  Porém, como não sou entendido de agricultura, o Espírito navegador apontou de volta ao texto sagrado.
Jesus contou de um certo semeador que jogou suas sementes em solos distintos.  E algumas delas não viram a semeadura prosperar por que a terra estava doente - tinham necessidade de cura.  Aves nas trilhas, pedras e espinhos adoecem uma terra.
Nessa altura um outro texto compareceu à minha mente.  Na verdade, confesso que a princípio até nem consegui fazer uma ligação direta entre os textos, mas, confiando na direção do Vento, vamos à citação.
O apóstolo Paulo disse aos Romanos que toda a terra geme até agora por conta do nosso pecado, aguardando o momento em que será definitivamente curada.
Então voltei ao texto que deu origem a esse sobrevoo.  "Se o meu povo ... se voltar para mim ... se arrepender ... eu vou curar sua terra."
O nosso chão, nossa plantação, nosso futuro está doente.  Nossas escolhas, decisões e pecados enfermaram a terra.  Mas há uma cura, ou melhor, há alguém que pode curar: o mesmo Espírito que paira e fecunda é aquele que cura o nosso chão, nossa plantação, nosso futuro.
E finalmente: "Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos curar de todo pecado" (como disse João em 1Jo 1:9).

4 comentários:

  1. Louvado seja Deus, porque temos o remédio que cura a nossa terra, Jesus Cristo, o nosso Salvador. Aleluia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleluia!!!
      Realmente glorificado seja o o nosso Senhor Jesus Cristo que pela sua cruz nos traz cura.

      Excluir
  2. Jesus que criou o mundo e todos os que nele habitam, pode criar uma nova terra. É isto que ele está fazendo com a pandemia. Curando as pessoas e a natureza. Nós estamos nos humilhando e orando e o Senhor está respondendo no tempo dele. Obrigada, pastor Jabes pela reflexão. ycléa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, tia.
      Cabe a cada um de nós apenas confiar na bondade, fidelidade e poder do nosso Senhor.

      Excluir