quarta-feira, 29 de abril de 2020

Os sete metais que os antigos conheciam


Os antigos só conheciam basicamente sete metais: ouro, prata, cobre, estanho, chumbo, mercúrio e ferro. 
Como os povos bíblicos também compartilhavam esse conhecimento de metalurgia de sua época, fiquei curioso para saber como eles citaram em suas páginas esses metais.  Veja a tabela aqui com a comparação dos nome dos elementos nas línguas antigas, e depois vou compartilhar um pouco do que achei sobre cada um deles.



* Ouro - é o metais mais citado em toda a Bíblia (cerca de 415 vezes - desde Gn  2:11 que fala do ouro no Éden a Ap 21:18-21 que descreve o muro e a praça da Nova Jerusalém como de ouro).  Em geral o ouro é naturalmente usado em referência a riqueza e dinheiro, mas também pode simbolizar beleza e pureza.
* Prata - menos citado que o ouro (cerca de 280 vezes), a prata geralmente é símbolo de riqueza, sendo muitas vezes usada como uma referência direta ao próprio dinheiro.  A primeira citação está em Gêneses ao descrever a riqueza de Abraão (Gn 13:2).
* Cobre - esse não é considerado metal nobre ou precioso e, por isso, em geral é associado a instrumento de trabalho e ferramentaria (é citado cerca de 100 vezes na Bíblia).  Tubalcaim, filho de Lameque, é descrito como um artífice de instrumentos de cobre (em Gn 4:22).
* Estanho - metal pouco citado na Bíblia (apenas quatro vezes no AT e nenhuma no NT).  No Pentateuco, a recomendação dos ritos de pureza dos despojos trazido pelos soldados que vinham da guerra, incluía passar o estanho pelo fogo (veja Nm 31:22).
* Chumbo - também só referido no AT (nove vezes).  Era um metal de pouco uso diário e litúrgico.  O desejo de Jó foi que sua certeza de que o seu Redentor vive fosse esculpida em rocha com pena de chumbo (Jó 19:24-25).
* Mercúrio - único metal que em seu estado natural aparece em estado líquido, ele não é citado em nenhuma passagem bíblica.
* Ferro - metal citado em toda a Bíblia em variados contextos (cerca de 86 vezes no AT e NT), o ferro geralmente simboliza força e resistência.  Aproximando-se do final de sua visão, João descreve o Cavaleiro Fiel e Verdadeiro como regendo as nações com um cetro de ferro (em Ap 19:15).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário