terça-feira, 7 de abril de 2020

TESTAMENTOS, ALIANÇAS E PACTOS


O livro de Hebreus começa com a seguinte afirmação: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo" (1:1-2).
Neste fantástico documento cristão primitivo que reputamos por inspirado – por estar na Bíblia – o autor reconhece que nos tempos passados Deus havia falado.
Nosso Deus, embora seja supremo e tremendo, ele se revela aos seus.  Primeiramente aos pais pelos profetas, e finalmente através de Jesus Cristo.
O que temos aqui também é o testemunho primordial e bíblico de que o Livro Sagrado cristão – oriundo da própria vontade e revelação de Deus – é duplo desde a sua origem.
Há uma parte inicial que foi dada aos antepassados, mas que sozinha era incompleta, dependendo de uma segunda parte que foi dada a partir da própria revelação do Filho de Deus encarnado.

MAIS, POR QUE TESTAMENTO?

O termo já é bastante conhecido.  As duas partes da Bíblia cristã são chamadas de Testamento: o Antigo Testamento e o Novo Testamento.
Mas vamos nos deter um pouco na palavra em si.  A palavra Testamento no dicionário quer dizer: "Ato gratuito pelo qual alguém dispõe de seu patrimônio para depois de sua morte".
Biblicamente o termo é usado para significar pacto, aliança, concerto ou acerto feito entre Deus e os seres humanos. A própria Bíblia se refere a vários deles com maior ou menor extensão e implicação. Vejamos alguns exemplos:

§ A Noé Deus disse: "Contigo estabelecerei o meu pacto" (Gn 6:18).
§ Sobre Abraão é dito: "Fez o Senhor um pacto com Abrão" (Gn 15:18).
§ Em relação aos filhos de Israel o próprio Deus afirma: "Estabeleci o meu pacto com eles" (Êx 6:4).
§ A arca sagrada diante da qual o culto em Israel era oficiado é chamada de "Arca da Aliança" (Nm 10:33 / 1Rs 3:15 / Ap 11:19).
§ O sangue de Cristo foi derramado como selo do novo pacto (1Co 11:25).
§ É testificado aos Hebreus que em Cristo foi estabelecido uma nova e superior aliança (Hb 8:6).
§ Assim as duas grandes divisões da Bíblia são o registro das duas grandes alianças estabelecidas entre Deus e a humanidade.

Ao longo da história humana, Deus sempre tomou a iniciativa de vir ao encontro do ser humano. Mesmo caídos e rebeldes, homens e mulheres continuaram sendo as amadas criaturas de Deus que as procura como filhos.
Nesta procura, Deus estabeleceu acertos, pactos, alianças, testamentos e os deixou registrados para que em todas as épocas todos pudessem ter acesso ao mesmo amor misericordioso do Pai-Criador.
Sendo assim, ainda hoje podemos crer em um Deus que se importa fundamentalmente conosco, nos propondo um acerto de vida. Em Cristo podemos fazer um testamento eterno com Deus, baseado nas promessas que ele nos deixou escrito desde os tempos antigos.
Façamos pactos com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário