Nestas
reflexões sobre discipulado radical, voltemos agora para o projeto de Jesus
apresentado por Mateus. A partir do
verso 5:21, Mateus apresenta a nova interpretação que Jesus faz da Lei. Neste texto Jesus destaca cinco temas
primordiais para fazer uma leitura interpretativa daquilo que a Lei do AT diz,
levando-a ao seu real significado: Homicídio – adultério – juramento – vingança
– amor ao próximo. “Vocês ouviram o que
foi dito...” – “... mas eu lhes digo...” é a fórmula usada pelo Mestre para
mostrar tanto a sua autoridade sobre a Lei quanto a sua autoridade em
interpretá-la.
Aos
antigos foi dito: “Não matarás” (Êx 20:13).
Neste mandamento Deus quer demonstrar o valor absoluto da vida humana
por ser a imagem de Deus. Jesus não nega
o valor dado ao ser humano: pelo contrário, reafirma que Deus dar valor máximo
ao ser humano (veja Mt 6:26 – ainda vou tratar do tema nesta série de
reflexões). É por isto que o Mestre
agora se põe a ampliar os ditames da Lei.
Se
na Lei antiga a integridade vital e física humana é garantida, Jesus procura
garantir a integridade moral, intelectual e espiritual. Ele amplia a Lei prescrevendo que o discípulo
não pode se irar contra seu irmão. Muito
mais que apenas uma ação contundente contra alguém que o leva a ferir ou
morrer, Jesus Cristo classifica como pecado – estará sujeito a julgamento (Mt
5:22) – a ação intencional que vise ferir ou desonrar o próximo.
Diante
desta nova interpretação, o próprio Jesus instrui aos seus discípulos a entrar
em acordo com o adversário enquanto é tempo (veja o verso 5:25). O que é dito aqui é que o discípulo deve
sempre tomar a iniciativa de buscar o irmão para propor reconciliação. Fazendo isto o discípulo estaria dando valor
ao próximo como o próprio Deus o dá.
Reconhecendo
a autoridade de Jesus sobre a Lei, devo procurar meus irmãos para como eles
estabelecer relacionamentos cristãos saudáveis.
Texto muito interessante meu irmão!
ResponderExcluirGostei muito!
Um abraço!
Valeu querido.
ExcluirA glória seja a Deus!
Um abraço.