sexta-feira, 19 de março de 2021

Série Mulheres da Bíblia – ABISAGUE, A CUIDADORA

 

No final de sua vida, o texto bíblico relata que o rei Davi precisava de cuidados especiais.  Então seus servos foram buscar alguém que cuidasse do rei em sua velhice.  Seu nome era Abisague.

Mas quem foi essa mulher? 

Talvez o texto só faça referência a ela por ter estado ao lado do grande Davi, ou ter sido vítima do assédio de Adonias.  Porém limitá-la a isso, penso que seria um desrespeito.

Então quero voltar ao palácio real em Jerusalém para acompanhar o movimento dos cortesãos e procurar descobrir algo sobre essa mulher.

Vamos tentar.

Com certeza, sobre a origem de Abisague, é dito apenas: uma jovem de Suném, uma região nas terras de Issacar, no vale de Jezreel.

Olhando aquela garota, ela é linda e Adonias a está cobiçando.  Também buchichos palacianos dão conta de que Salomão vai escrever seus Cantares pensando nela (mas isso são só conversas, nada é comprovado).

Assim, não quero me focar nessa informação, até porque sua aparência física não pode servir nem de pretexto, nem ocasião para ser tratada como troféu – como o quer fazer Adonias.  Ela é uma mulher e com esse valor deve ser tratada.

Abisague então está cuidando do rei.  Ela não é uma acompanhante sexual do velho para lhe atender os seus desejos.  A garota é uma eficiente e prestativa cuidadora de idoso que providencia para ele uma velhice honrada e digna.  Ela é uma companheira de valor inestimável para Davi nesse momento de fragilidade.

No contexto todo, observando Davi aos cuidados de Abisague, o que mais me chama a atenção é todo o ambiente de respeito e dignidade (acho que o termo dignidade é o melhor para descrever o que estou observando).  Sim, dignidade.  Abisague é digna em seu ofício de acompanhar e cuidar do rei e por isso atribui dignidade a um homem também digno (Adonias não merece o mesmo tratamento).

Toda a dedicação e cuidado que aquela jovem sunamita presta ao ser companheira do agora lendário rei Davi, faz dela uma mulher que merece todo o meu reconhecimento.  E eu posso ver além de estereótipos e a perceber como uma mulher de valor próprio.  Valor que é expresso no cuidado de alguém que dela precisa.

Que eu possa também aprender com ela.

 

Leia mais sobre as mulheres da Bíblia

Priscila, a artífice link

Abigail, a sábia – link

Hulda, a profetisalink

Lídia, a empreendedoralink

Dorcas, a dedicadalink

Ana, a fiel link

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário