sexta-feira, 1 de abril de 2022

ADORANDO NOS SALMOS

 

Venham! Vamos cantar ao Eterno!
Vamos dar um grito de alegria à Rocha da nossa salvação!
(Sl 95:1)
 

O Livro bíblico dos Salmos é, na verdade, uma compilação de vários cânticos e orações.  Ele se constituiu como um Hinário do culto no Templo de Jerusalém, e como tal expressou a fé e a devoção do povo de Israel. 

Alguns aspectos nos chamam a atenção no cântico dos Salmos:

Primeiro.  A adoração a Deus deve ser o brado de lamento e esperança diante de um Deus que tem tudo em suas mãos.  Com os Salmos cantamos a certeza que mesmo diante de um tremendo poço de lama e desespero eu ainda podemos continuar tendo esperança e clamando, pois ele sempre ouve nosso brado (Sl 40:1-2).

Segundo.  Mesmo Deus em toda a sua majestosa grandiosidade ainda assim atenta para os seres humanos tratando-os com dignidade e favorecimento.  Nosso Deus tem seu nome e glória preenchendo toda a terra, mas, ainda assim, ele tem cuidado, atenção e amor para os seus (Sl 138:6).

E terceiro.  Nos Salmos, com o povo de Deus, damos voz à certeza de que o nosso Deus está presente no templo, no meio da congregação (Sl 11:4).  Então, diante isso, faz-se necessário um comprometimento ético bem mais sério para qualquer um comparecer diante deste Deus (Sl 15).

Visando a adoração tirada do exemplo bíblico, vamos celebrar com os Salmos que são a voz de Deus que por nós fala mostrando a verdadeira adoração.

(A partir de uma reflexão do livro "No Baú da Adoração", publicado em 2004)

 

2 comentários: