terça-feira, 12 de abril de 2022

PRESO E CONDENADO

 

Traído por Judas Iscariotes, Jesus foi preso e levado a julgamento, primeiro pelo Sinédrio – a corte suprema dos judeus – depois por Pilatos – o representante romano.

Aconteceu, contudo, que em nenhum destes julgamentos seus acusadores acharam como o condenar. 

— Como condenar um homem bom e justo e que só fez o bem e falou a verdade!?

Vou seguir a sequência dos fatos como narrado pelo evangelista Marcos:

Os líderes judeus já tinham decidido condenar Jesus e, como não encontraram ninguém que desse um testemunho coerente o suficiente para acusá-lo, eles se aproveitaram de uma declaração verdadeira para incriminar Jesus (Mc 14:56).

Perguntado se ele era o Filho de Deus, Jesus respondeu: Eu sou (Mc 14:62).  E foi essa declaração que revoltou o Sinédrio e os fez entregar a Pilatos pedindo sua morte.

Pilatos, por sua vez, interrogou a Jesus e, mesmo não encontrando nenhum motivo para sacrificá-lo, decidiu agradar a multidão entregando Jesus aos soldados para que fosse crucificado (Mc 15:15).

Dali, condenado sem culpa e abandonado pelos seus seguidores, Jesus foi entregue para ser morto.

A história seguiu.

Os soldados romanos bateram e humilharam bastante Jesus e depois o levaram ao Gólgota – que quer dizer Caveira, uma colina perto de Jerusalém onde eram executados os inimigos de Roma.

Ali, por volta das nove horas da manhã, Jesus foi pregado numa cruz e sobre ele afixada sua acusação: O Rei dos Judeus (Mc 15:26). 

O texto também narra que, enquanto na cruz, Jesus foi alvo de toda espécie de zombaria (Mc 15:29-32).  E dos seus seguidores mais próximos, apenas algumas mulheres testemunharam de perto o momento de dor (Mc 15:40).

Ao final da tarde do mesmo dia o corpo já sem vida de Jesus foi entregue a José de Arimateia, para o sepultar.  E ainda somente as mesmas mulheres o acompanharam (Mc 15:42-47).

Naquele momento Jesus Cristo cumpria as profecias (no AT em Is 53:4-5) e atendia à justiça de Deus providenciando a salvação para os seres humanos (no NT em Hb 9:22).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário