sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

VENHA PARA FORA!

 


No capítulo onze do Evangelho de João está narrado o episódio da morte de Lázaro em Betânia, um dos amigos de Jesus.

Envolvido no ambiente fúnebre, Jesus foi até o túmulo do amigo morto.  Entre o cortejo que o acompanhou muitos pensaram que seria apenas para um último adeus.  E João observa que alguns perceberam a compaixão de Jesus enquanto outros apenas duvidaram e questionam (observe os versos 36 e 37).

Diante do túmulo só havia duas coisas a se fazer: ou chorar a morte e deixar-se levar pelos seus rituais; ou vencê-la pelo poder divino que Jesus detinha.  E era isso que ele estava intentando fazer naquele lugar de morte.

Tirem a pedra.  Disse Jesus (v. 39).

Após quatro dias e já cheirando mal, a morte parecia uma sentença final.  Então Jesus, em primeiro lugar, se dirigiu ao Pai numa prece, e em voz alta falou com autoridade, chamando Lázaro da morte para vida.

Lázaro, venha para fora! (v. 43).

Ele poderia realizar o milagre apenas com um suave sussurro (ou até sem pronunciar uma palavra sequer), e também sabia que o pedido ao Pai era desnecessário (ele mesmo diz assim no verso 42).  Mas havia ali a multidão precisava ver para testificar que o homem que há pouco chorava também é o Deus-Filho enviado ao mundo.

Assim, estampado e demonstrado o poder de Jesus, ele deu mais uma última ordem: desamarrem ele e o deixem ir (v. 44). 

Jesus veio trazer vida e liberdade, e a ressurreição de Lázaro indicava muito bem todo o caráter da vinda e ministério de Jesus.  Além de vencer a morte, devolvendo-lhe a vida o Mestre queria que nada o impedisse de viver uma vida plena (relembre Jo 10:10).

  

Vá ao YouTube para ouvir uma reflexão sobre o choro de Maria e Jesus nesse episódio:

"JESUS E MARIA CHORARAM"

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário