sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

O RICO E O MENDIGO


Uma ênfase que Lucas dá ao seu Evangelho é o cuidado com os marginalizados e excluídos como aqueles que são atraídos para o Reino de Deus e da alegria que é tê-lo na companhia do Rei.

Com esta motivação, Jesus contou a história sobre um rico que vivia esplendidamente e um pobre mendigo que sofria com sua fome e chagas (leia a parábola em Lc 16:19-31).

Além do detalhe que esta é a única parábola de Jesus em que um personagem é nomeado – Lázaro, devemos dar atenção ao fato de que a ênfase não recai sobre este estado inicial dos personagens.  Afinal o próprio Jesus já tinha dito que a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes (Lc 12:23).

É a falta de atenção e compaixão demonstrada pelo rico da história em sua vida, voltada exclusivamente para si, que o condenou a uma existência longe de Deus.  Riqueza ou pobreza não são condições finais da existência, nem abrem ou fecham os portais do seio de Abraão.

A maneira como lidamos com a confiança em Deus e o cuidado com os que estão mais próximos que apontam o nosso lugar no Reino de Deus.  Jesus já havia ensinado isso diversas vezes.

(Extraído da revista “Lucas” – Editora Sabre)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário