sexta-feira, 27 de outubro de 2017

UM NOVO ZAQUEU

É verdade que é impossível alguém se encontrar com Jesus e não ser tocado e transformado!  Na Bíblia não faltam exemplos desta verdade. 
Há aqueles que não saíram agraciados do encontro, como foi o caso do homem rico que procurou Jesus querendo saber como herdar o reino (contado em Mc 10:17) e, por não aceitar a proposta de Jesus, chegou esperançoso e saiu triste.  Mas até esta narrativa só comprova a tese: É impossível alguém se encontrar com Jesus e não ser tocado e transformado!
Não quero me deter nesta história infeliz.  Bem melhor observar o outro lado – uma transformação para melhor, bem melhor.
Veja a história de Zaqueu que ficou conhecida pelo inusitado de seu ato de subir numa árvore para ver Jesus passar (em Lc 19:1-10) e teve sua vida maravilhosamente transformada.
Detalhando um pouco o encontro com Zaqueu posso detectar que pelo menos em quatro áreas de sua vida houve transformação.
Tudo começou com o arrependimento interior.  Sua vida pessoal e íntima mudou.  A verdadeira transformação que Jesus oferece começa de dentro para fora: começa mudando o coração do ser humano. 
O profeta Ezequiel, falando à nação caída de Israel, anunciou que o próprio Senhor daria um coração e um espírito novo (Ez 36:26). 
No encontro com Jesus nosso interior é completamente refeito à imagem de Deus (leia ainda 2Co 3:18).
Uma segunda transformação experimentada por Zaqueu foi em sua família.  Aquele homem atendeu o desafio do Mestre e levou Jesus para sua casa.  Havendo transformação em minha vida, logo eu a amplio para aqueles que estão mais próximos de mim. 
Foi isto que Josué determinou em seu coração ao decidir servir ao Senhor junto com sua família (já é conhecido o verso de Js 24:15). 
A vida nova que Cristo traz contagia a todos ao redor.
Há ainda a transformação da vida social.  O encontro com Cristo fez com que Zaqueu decidisse entregar parte de sua fortuna aos pobres.  Se antes ele era ambicioso e arrogante, depois de ser transformado Zaqueu se tornou misericordioso. 
O profeta Oséias ouviu instrução neste sentido para ser passada ao povo (Os 6:6). 
Jesus sabe que vivo em sociedade e pode me transformar para ser instrumento dele para abençoar esta sociedade (lembre-se do sal e luz falados por Jesus em Mt 5:13-16).
E finalmente Jesus transformou o destino de Zaqueu abrindo-lhe as portas da vida eterna.  Ninguém pode mudar o destino eterno do ser humano além de Jesus, e ele o faz de graça por nos amar. 
É o próprio Jesus Cristo quem afirma esta dádiva (compare os versos de Jo 10:28 com 15:13).  Por maior que seja o pecador, Paulo observa que também é alvo do amor de Cristo (está escrito em Rm 5:6-8). 
E ainda mais um detalhe: é bom saber que há festa nos céus quando acontece tal transformação (como Jesus observa em Lc 15:7).
Por se encontrar com Jesus, Zaqueu mudou – houve transformação.  Daquele encontro nasceu um novo Zaqueu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário