terça-feira, 5 de abril de 2016

CINCO ANOS ESCREVINHANDO

Lá em abril de 2011 eu publiquei um post que dizia: Voltei a escrever.  Com ele eu dava início a este Blog: ESCREVINHANDO
Como disse na época, escrever não era novidade para mim: Já faz algum tempo que aprendi a escrever.  Mas o desafio que me dava ali era interessante.
Quando comecei era a imensidão da folha em branco, hoje com a tecnologia é o abuso do cursor piscando que clama pela composição textual.  Ora, escrever é como um parto: quando a criança nasce é linda de ver e interessante de por nos braços, mas até chegar aí, dá um trabalho...  só que é imperioso e vale a pena...
Agora chego aos cinco anos de publicação.  São mais de quatro centenas de posts, perto de trezentos mil viewers, centenas de comentários moderados e incontáveis contatos (fiz de propósito!).
Aqui fiz o que me propus, escrevi, comentei e refleti sobre a Palavra de Deus e sobre o cotidiano de meu lugar e do meu povo.  A Bíblia, a igreja, a adoração foram temas constantes, mas também pude escrever sobre música (disso eu gosto muito),  comidas (também gosto) e sobre as coisas que me cercam,  entre outras reflexões.
E mais, fiz amigos, conheci pessoas e (às vezes ainda me parece fantástico!) fui lido no Brasil e no mundo – já me acessaram nos EUA, Alemanha, Angola, Ucrânia, Portugal, China e por aí foi.
Fui citado e comentado em outras páginas na própria internet (e alguns nem sequer me deram o crédito – mas sei que infelizmente faz parte do jogo!) e vi textos tirados daqui até capa de Boletim de Igreja na outra América.
Algumas publicações me surpreenderam: com milhares de acessos ou com apenas alguns poucos leitores, de graça recebi e de graça dei.  E continuo orando para que possa edificar a igreja de Cristo
Bem, poderia ainda citar mais ...
O que sei agora, olhando os cinco anos escrevinhando, é que posso testemunhar o quanto o Mestre tem me usado.  Não passo de um escrevinhador.  Escrever continua um desafio – mas também uma missão.  E isso tenho procurado fazer.
Pensei aqui, entre estas linhas com as quais quero celebrar o primeiro lustro (eita palavra chique!), tecer comentários sobre a arte da escrita, seus desafios e como o texto por vezes teima em ganhar vida própria – tanto enquanto vai sendo gerado/fecundado, quanto depois que ganha publicidade.
Pensei também em dizer algo sobre o estilo que vai se fazendo e refazendo, talvez refinando, mas com certeza delineando ao logo do tempo. O que só aumenta o desafio e prazer da confecção textual.
Ou algo sobre a exposição das idéias e da alma que acaba ficando indisfarçável na sequência das palavras escritas.  Talvez seja por isso que escrever é tão arriscado!
Tudo isso é verdade e está aí.
Então vou me dar a permissão de apenas fechar este primeiros cinco anos olhando para frente.  Por quanto mais tempo não sei.  Deus o sabe!
E concluo lembrando as palavras de Paulo aos Coríntios: Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale.  Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil (leia em 1Co 15:58) e usando das mesmas palavras de quando voltei a escrever:

Assim, voltei a escrever.  Retomo aqui a difícil mas gostosa tarefa de ser pastor com palavras e poeta com as almas.  E que mais uma vez o Senhor me ajude a louvá-lo nesta tarefa.

11 comentários:

  1. Ficou muito bom o novo visual. Ao longo desses 5 anos tenho lido todas as mensagens postadas. Parabéns! Emília

    ResponderExcluir
  2. Pastor, parabéns! Creio que no começo, não haviam muitos leitores das suas obras. Mas a sua perseverança eh contagiante. Novamemtr: Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido. Obrigado pela palavra. Realmente a primeira postagem, lá em 2011, só rendeu pouco mais de vinte viewers naquela semana. Mas o que veio depois tem valido a pena.
      A Deus seja a glória.

      Excluir
  3. Pastor parabéns! Creio que não houveram muitos leitores no início dessa caminhada, mas a sua perseverança em Deus lhe fez prosseguir nesse caminho. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Queria te parabenizar Pastor pelo seu trabalho! Sou católica, me interesso por assuntos de religião de um modo geral. E, gostei do seu blog e do trabalho que vem fazendo (apesar de ter conhecido recentemente)! Sucesso e que venham mais anos de caminhada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido pelo reconhecimento do trabalho.
      Isto tudo é para a glória de Deus e a edificação da sua igreja.
      Abraço

      Excluir
  5. Apesar de nunca ter postado nenhum comentário sobre os seus textos, quero dizer que Deus tem lhe usado de forma maravilhosa; porque os textos que têm uma ação transformadora na vida dos seus leitores. Parabéns! Desejo que o Senhor a cada dia te use mais para glória do Pai e o nosso crescimento espiritual.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pastor sou um recém-nascido no mundo dos blogs ao entrar no Agrega Blog gospel para fazer minha primeira postagem tive o prazer de ler uma publicação sua. sei que não se lembra de mim, mas já tive o prazer de ser seu aluno de grego no curso de Teologia ainda quando era no Americano Batista. Fiquei muito feliz em ler suas publicações, que Deus continue te abençoando, congrego na Primeira Igreja Batista de Propriá. Que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido. Seja bem vindo ao mundo dos blogs. Suas contribuições serão bem vindas para enriquecer a igreja de Cristo.
      Deus o abençoe.

      Excluir