sexta-feira, 1 de abril de 2016

CULTO COMO CELEBRAÇÃO FESTIVA

Tudo o que tem vida louve ao Senhor!
Aleluia!
(Sl 150:6)
Entre as configurações do culto, talvez a mais conhecida e também a mais expressiva é caracterizar o Culto como celebração!  Sempre que o povo de Deus se reúne, o faz para celebrar ao seu Deus.  A celebração – ou comemoração – é uma das essências principais do culto cristão.
Já no AT encontramos a instrução de que toda a terra deve celebrar ao Senhor, e com júbilo: "Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra! Louvem-no com cânticos de alegria e ao som da música" (Sl 98:4).  Ou seja, a ordem bíblica é que celebremos com júbilo, alegria, festividade.  As reuniões cristãs de culto e adoração precisam ser comemorativas.  E motivos não nos faltam.  Há muito já cantamos: "conta as bênçãos, conta quantas são...".
Observemos também que a instrução do Salmo é sobre brados, regozijos e cânticos: expressões altivas de alegria e celebração.  Nas celebrações cristãs devem ser características as manifestações de alegria pelo que Deus tem feito em nossas vidas.  Sim, eu sei que "tudo deve ser feito com decência e ordem" (1Co 14:40), mas com certeza, o culto cristão hoje precisa ser uma antecipação celebrativa da grande festividade que haverá nos céus quando a multidão dos salvos clamará com grande brado: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro" (Ap 7:10).
Assim é o culto cristão: celebração festiva pelo que Deus é.  E isto de maneira bem expressiva, assim na terra como é nos céus.

(do livro "No Baú da Adoração" publicado em 2004)

2 comentários:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir