terça-feira, 26 de abril de 2016

RELIGIÃO NO NOVO TESTAMENTO

Durante estes anos escrevendo regularmente, tive a oportunidade de interagir com irmãos e amigos – conhecidos ou não – que me trouxeram alguns questionamentos sobre diversos temas.  A cada um procurei responder, compartilhando um pouco do que aprendi ou estudei e me oferecendo em contribuir com o crescimento de cada um.
Um dos temas mais frequentes foi sobre a RELIGIÃO em si e como ela é citada nas paginas do Novo Testamento.  Em resumo, os principais termos no texto do NT são:

=> θρησκεία (threskeia) – no Léxico Grego: religião, culto.  Aparece somente em At 26:5; Cl 2:18 e Tg 1:26-27.  Aqui o sentido é religião enquanto sistema de culto, ritual ou liturgia; a forma exterior da manifestação religiosa. 
=> δεισιδαιμονία (deisidaimonia) – no Léxico Grego: religião.  Encontramos apenas em At 25:19 e um derivado em At 17:22.  O sentido mais provável seria superstição ou crença simples no sobrenatural.
=> δουλεύω (douleuo) – literalmente no Léxico Grego: servir, ser escravo, estar sujeito a.  Esta forma verbal, e seus derivados, aparece diversas vezes no texto do NT grego, tanto no sentido original (exemplo: Jo 8:33), como indicando serviço religioso (exemplo: Lc 16:13).
=> διδασκαλία (didaskalia) – também de sentido geral no Léxico Grego: ensino, instrução.  Neste sentido pode ser encontrado, mas não é comum.  Em geral o termo no NT grego tem a ver com ensino e compreensão (aceitação) correta das verdades espirituais.  Como é o caso de 1Tm 3:10 e 2Tm 3:16.
=> προσκυνέω (proskyneo) – o verbo prostrar-se, adorar, reverenciar e seu substantivo correlato προσκυνητής (proskynetes) – adorador (nesta forma só aprece em Jo 4:23).  Este é o termo mais abundante no NT grego sobre o tema (de Mt 2:2 a Ap 19:4).  Sempre alinha o conceito de culto ao ato de se submeter ou curvar-se perante o Ser Supremo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário