sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ESPERANDO SANSÃO

Um dos juízes do AT cuja história é mais conhecida é Sansão.  Seus feitos se tornaram de certo modo até lendários entre o povo de Israel.  O que muitos não se lembram é que a vida dele foi resultado de uma ação sobrenatural de Deus quando o povo encontrava-se sob aflição.  O Senhor foi ao encontro da mulher de um certo Manoá e lhe fez uma promessa (Jz 13).
Deste encontro do anjo do Senhor com aquela mulher e da promessa feita podemos ainda hoje extrair lições que nos ajudem a responder a questão: o que fazer quando Deus nos promete bênçãos?  Vejamos o que fez aquele casal.
O texto diz que logo que soube da promessa, Manoá orou ao Senhor e pediu ajuda: volte para nos instruir (v. 8).  Quando somos alvo das promessas de Deus e pela fé sabemos que o nosso Senhor irá nos abençoar; a primeira coisa a fazer é buscá-lo em oração (consultá-lo) para saber o que fazer com a benção (cf. At 22:10).
A segunda lição vem da atitude da mulher de Manoá: quando o anjo voltou com a resposta da oração ela foi correndo contar ao marido (v. 10).  A benção de Deus em nossas vidas – ou simplesmente a resposta de nossas orações e uma promessa de bênção – deve nos fazer anunciar com convicção às pessoas com as quais convivemos aquilo que o Senhor está fazendo (cf. Mt 28:6-8).
E depois de tudo confirmado a atitude do casal deve servir como último modelo: Manoá pegou a oferta e ofereceu ao Senhor sobre uma rocha (v. 19).  Que mais podemos fazer diante das maravilhas que o nosso Deus tem reservado para nós.  Sempre oferecer um louvor e manifestações de ações de graças (cf. Sl 116:12-14).
O nosso Senhor vem ao nosso encontro quando mais precisamos dele e nos concede promessas e bênçãos.  Que possamos aprender com Manoá e sua mulher como agir em tais momentos para a glória maior de Deus.

4 comentários:

  1. Excelente postagem! Ótimos exemplos a serem seguidos, é muito bom confiar em Deus a ponto de Depender de suas respostas para tomar decisões. Que muitas pessoas venham receber essas mensagens diariamente. Continue nessa amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras.
      Vamos orar para que o Senhor dê mais exemplos assim e que também nos ajude a segui-lo.
      Um abraço

      Excluir
  2. BOM DIA, MEU JOVEM E DOTADO PASTOR. OPORTUNA REFLEXÃO. CONTINUE ASSIM. DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO.
    PR. RENATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido colega Renato.
      Valeram suas palavras!
      Que o Senhor também lhe abençoe.
      Um abraço

      Excluir