terça-feira, 1 de outubro de 2013

COMPLETAMENTE APAIXONADO PELA IGREJA

Este ano de 2013 a nossa Igreja completa 100 anos.  A Primeira Igreja Batista de Aracaju (PIBA) foi organizada em setembro de 1913 por irmãos vindos de Penedo no Estado de Alagoas e hoje ela se reconhece como uma Igreja firme, forte, e dinâmica no seu centenário.
Aproveitando o ensejo das comemorações, na noite do domingo de carnaval, eu me declarei para os irmãos que estavam ali acampados conosco: Eu sou completamente apaixonado pela igreja!
Preciso confessar que, mesmo depois de trinta anos pregando, naquela noite foi difícil disfarçar uma ponta de ansiedade e nervosismo.  Nunca é fácil abrir o coração e expressar a paixão, principalmente quando a declaração deve ser feita diante da amada.
Orei bastante pedindo coragem e acho que me saí bem.  Agora, mas uma vez, tomado da mesma coragem, quero compartilhar a mesma declaração de amor que fiz em fevereiro e também igualmente apontar as bases da minha paixão: sou tomado de uma profunda e completa paixão pela igreja, e sabe por quê? (se quiser conferir Mt 16:18 vai ver que está por ali o meu alicerce).
Sou apaixonado pela igreja porque ela foi criada pelo próprio Cristo.  Como não ter paixão por algo que meu amado forjou? Sei que ao longo da história algumas páginas da igreja não nos enchem de orgulho e ela se desenrola através de ações e decisões humanas.  Mas nada pode mudar a realidade de que igreja é alguma coisa que foi idealizada e tem seu fundamento no Senhor Jesus Cristo.
Também tenho paixão pela igreja porque ela é constituída de ovelhas do rebanho divino.  Se Cristo os amou tanto que chegou a morrer por elas, posso eu não os amar? Na atividade pastoral às vezes queremos tomar posse do rebanho e nos esquecemos que foi o Cordeiro de Deus quem deu seu sangue para resgatá-los.
Amo de paixão a igreja porque é no meio dela que experimento as mais significativas experiências de fé.  Há como não ser tomado de paixão pelo grupo no maio do qual o sagrado acontece? Sei que Deus pode se revelar como quiser, inclusive na individualidade do quarto fechado, mas me parece claro que o Senhor tem uma predileção toda especial em se manifestar no meio do seu povo, a igreja.
E mais ainda, a paixão pela igreja aflora em mim de maneira indomável porque ela é do Senhor Jesus.  Como não nutrir paixão por um povo que foi adquirido por Cristo? Até reconheço que alguns líderes venham a agir como se quisessem usurpar a posse da igreja, é vexatório.  Contudo, volto a dizer: a igreja é do Senhor Jesus, e eu a amo de paixão!
Ora, porque sou completamente apaixonado pela igreja, como um organismo vivo ligado a Cristo de maneira sobrenatural e universal, então posso demonstrar tal paixão de forma histórica e palpável a minha igreja local: sendo infinitamente apaixonado pela igreja, amo concretamente a PIBA – venha amar comigo a igreja de Cristo.

(A imagem lá em cima não é nova.  Ela me estampa pregando no antigo púlpito da PIBA num domingo pela manhã há alguns anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário