sexta-feira, 19 de abril de 2013

DUAS ATITUDES


A descrição que o livro dos Atos dos Apóstolos faz da igreja nos seus primeiros dias é que eles se dedicavam aos ensinos dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações (em At 2:42).  Veja que se por um lado as orações eram acompanhadas do partir do pão – a busca de Deus junto com a busca pelo irmão –; por outro a dedicação ao ensino apostólico era seguida de uma atitude de comunhão.
Entendo que as duas atitudes realmente se sobrepõem.  Não pode haver uma sem a outra.  É bom lembrar as palavras de Jesus a cerca do grande mandamento: o primeiro fala do amor a Deus sobre todas as coisas e o segundo semelhante a este impõe o amor ao próximo (leia em Mt 22:37-40).  Também cito a exortação de João: não se pode amar a Deus sem desenvolver amor pelo irmão, que é seguida de um mandamento: quem ama a Deus, ame também seu irmão (nos versos de 1Jo 4:2o e 21).
Voltando ao exemplo da igreja primitiva.  A igreja cresceu tanto em número como em poder espiritual de maneira vertiginosa no primeiro século e, sem dúvida, o segredo está nestas duas atitudes.  Por um lado, eles, os cristãos primitivos, buscaram conhecer, praticar e vivenciar toda a doutrina ensinada pelos apóstolos.  Não devo esquecer o que disse o profeta Oseias: sem conhecimento de Deus não há progresso espiritual (confira em Os 6:3).
Por outra lado, esta atitude foi acompanhada de um compromisso mútuo de comunhão fraterna.  A vida cristã só faz sentido e se desenvolve da maneira saudável e contagiante quando acontece num ambiente de verdadeiro amor fraternal – isto é: uma verdadeira comunhão entre irmãos (observe Hb 13:1).
Hoje se eu quiser que minha vida e experiência como cristão tanto de modo individual como em meio a comunidade da igreja seja realmente significativa, devo tornar realidade em minha vida o aprofundamento na doutrina dos apóstolos e a comunhão.  É isto que o Senhor quer.

8 comentários:

  1. Concordo perfeitamente.É isso que Deus espera da Igreja.
    Bom dia,Jabes.Que o Senhor continue te abençoando.O meu abraço caloroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,
      Que possamos nos espelhar no exemplo de nossos irmãos primitivos para construir uma igreja melhor para a glória de Deus.
      Um abraço

      Excluir
  2. Respostas
    1. Amém, querida.
      O Senhor da igreja nos fortalecerá neste propósito.

      Excluir
  3. Otimo post!

    O exemplo da igreja primitiva é o modelo a ser seguido. Um primeiro crescimento que veio por fruto da oração, e um segundo crescimento fruto da comunhão.

    Erisvaldo Pinheiro
    http://bispoerisvaldo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A glória seja a Deus.
      Com empenho em oração e comunhão trilharemos os mesmos passos da igreja de Atos dos Apóstolos.

      Excluir