sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

UMA CRIANÇA NASCEU – Mensagem de Natal

  

Na postagem anterior eu me ocupei com alguma observação de certas palavras que me saltam da profecia de Is 9:6.  Foi mais um trabalho linguístico rápido.  Mas, se quiser enriquecer seu conhecimento, volte lá (link aqui).

Agora, vou retomar dos primeiros parágrafos daquela postagem e refletir sobre a mensagem do Natal, tendo como pano de fundo as palavras proféticas.

 

Nessa época de Natal, é sempre bom pensar nas profecias antigas.  Então eu volto os meus olhos para as palavras do Isaías – escritas sete séculos antes da era cristã – e ler o que está ali.

O capítulo nove do Livro das Profecias de Isaias sempre nos chama a atenção nessa época.  Todo o texto é inspirador.  Aqui, porém quero destacar apenas o verso # 6.  As suas palavras eu decorei ainda criança e já as repeti incontáveis vezes.

 

Pois uma criança nasceu para nós,
Um filho nos foi dado;
E a soberania estará sobre seu ombro.
Então seu nome será proclamado:
Consolador admirável,
Deus forte,
Pai eterno,
Príncipe da paz.

 

O evangelista Mateus anunciou o início do ministério terreno de Jesus se referindo às palavras de Isaias: “Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaias ...” (Mt 4:14 – e segue citando Is 9:1-2).

Essa é uma boa referência da compreensão cristã de que as palavras antigas devem ser lincadas a Jesus.  Ou seja, os cristãos primitivos viram naquele oráculo o anúncio e as características do Messias – e ele era Jesus de Nazaré.

E então devo continuar lendo o texto na mesma perspectiva.

 

A criança celebrada no Natal é a que nos foi dada como manifestação suprema da graça de Deus.  Ela não foi gerada por vontade humana, é a demonstração histórica daquilo que o Eterno tinha de mais significativo para nos conceder em seu amor – simplesmente uma criança, um filho.

 

Porque a criança é uma criança para nós.

 

Acontece que essa criança concedida pela graça, mesmo assumindo a forma humana e frágil, ela reúne em si toda a força e potência da criação, pois todo o poder lhe foi dado nos céus e na terra (palavras de Mt 28:18).

Um filho nos foi dado e sobre seus ombros repousa o governo e a soberania do mundo e da história. 

O Todo-Poderoso em si é a dádiva da criança que nasceu no Natal.

 

Assim podemos então celebrar e proclamar, reconhecendo seus atributos singulares:

 

Uma criança nasceu.  E ela é aquele que consola de maneira admirável!  Sua maravilhosa ação recolhe nossas lástimas e lágrimas pois se dispôs a andar conosco no vale de sombras e morte.

Uma criança nasceu.  E ela é um Deus Onipotente.  Não há força, potestade, governo ou riqueza que sequer faça frente ao seu controle.  Seu poder é absoluto e sua graça infindável.  Diante dele tremem os poderosos da terra.

Uma criança nasceu.  E ela é o próprio Pai Eterno.  A história, o futuro e a eternidade estão sob os desígnios daquele que é divino de eternidade em eternidade.

Uma criança nasceu.  E ela tem a dignidade do príncipe da paz!  Ela veio para nos ministrar paz.  Ela é o que põe em paz os nossos limites.  É ela quem tudo comanda com a sua Shalom.

 

Louvada seja a criança que nasceu no Natal!

 

2 comentários:

  1. O que me marca muito nessa Criança que o sr. descreveu é que ela é portadora de todos os atributos da divindade, comunicáveis e incomunicáveis! O milagre da encarnação do Verbo - união hipostática - é fantástico! Parabéns pelo texto, pastor Jabes! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido. A glória seja unicamente à criança que nasceu no Natal

      Excluir