segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

E O FIM DO MUNDO?

  

Já chegamos a 2023 e ainda estamos aqui.  Depois de inúmeras previsões apocalíptica e de crenças mirabolantes, a verdade é que já chegamos a 2023 e ainda estamos aqui!

 

– E o fim do mundo?

 

Bem, eu comecei a rascunhar esse texto ainda estava em meados do ano passado, em plena efervescência política, e o guardei para ver o que haveria de acontecer.  Também fiz listas de previsões históricas sobre o fim do mundo. 

 

Agora estou retomando.

 

De início, devo relembrar que – talvez por teimosia – sobrevivi ao fim do mundo no ano 2000 e ao seu bug do milênio, depois de já ter insistido em viver, mesmo sob o temor da guerra fria e a ameaça comunista do fim do mundo.  E sem falar das hecatombes nucleares.  Afinal nasci no fim da década de ’60 do século passado!

Sim. Continuo aqui.

Ah.  E depois teve o 2012 Maia – mas aí já pende para argumentos quase folclóricos.  Deixa pra lá...

 

Então eu não sei se estou ficando razinza ou cético, mas já ando avesso a isso tudo.  As previsões vão se sucedendo e o mundo continua aqui.  Talvez porque nós, seres humanos criados por Deus com maestria e primazia, tenhamos a fantástica capacidade de sobreviver ao caos e ao “apesar de”.

 

Lembro com assombro, ainda pequeno, de ouvir sobre o comunismo soviético que iria dominar o mundo antes do fim do milênio e que isso precipitaria o final da história humana cristã.  A verdade histórica, porém, é que quem acabou foi o regime soviético, e os profetas do apocalipse secular – com suas interpretações bíblicas fajutas – erraram feio em suas previsões.

E o mais trágico é que eles insistem em reatualizar suas escatologias!

 

E tinha a tal de Nova Era – a Era de Aquário!  Acho que até deixaram de falar nisso...

 

Teve (ou ainda tem) o terror tecnológico e a preocupação das inteligências artificiais que dominariam a terra e que acabariam por inviabilizar a vida.  Também verdade é que esses pregoeiros devem ter ficado frustrados quando a catástrofe prevista para o ano 2000 não impediu de a vida seguir no século XXI.

 

As questões do clima também causam preocupação.  Já dizem que o mundo acabará num montão de lixo e sem água para se beber.

Nesse caso, preciso dizer que realmente é preciso cuidar da casa (ecologia literalmente significa isso).  Mas continuo acreditando que, apesar do lixo humano, o desafio de Mardoqueu a Ester citado na Bíblia ainda é relevante e atual: “a situação vai mudar e de alguma parte o livramento vai chegar, quem sabe se não foi para um tempo assim que você está aí!” (em Et 4:14).

A questão é saber se vamos nos juntar nesse processo como parte produtiva e construtiva ou vamos só apontar a desgraça.

 

E me referindo a profecias fundamentalistas (confesso que já me dá até asco só de pensar nisso!): volta escatológica de Jesus(!), milênio(!), Armagedom(!), Anticristo(!), Nova ordem mundial(!), números e representações da besta(!), Nova Jerusalém e velha Israel(!).  E sei lá mais o quê!

 

– E o fim do mundo?

 

A verdade é que já chegamos a 2023 e ainda estamos aqui. 

 

Mas, por honestidade, não posso parar o texto aqui.

Que Cristo vai voltar para resgatar sua igreja, eu creio piamente e não tenho a menor dúvida – até porque o nosso Credo Apostólico afirma que “Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus ... Virá outra vez com glória para julgar os vivos e os mortos, e o seu Reino não terá fim”.  E essa crença é fundamental para me fazer cristão.

E citei a pouco as palavras bíblicas de Mardoqueu e reafirmo que elas são marcas de sabedoria para cristãos desse tempo.  Precisamos levar elas a sério.

 

Quanto as tribulações e aperreios do presente?  Realmente esse tempo tem sido ruim.  Mas já calcularam que também outras eras foram trágicas?

Veja, por exemplo: os 100/150 anos que viram a Reforma Protestante acontecer na Europa e que podem ser muito bem descritos nas palavras de 2Tm 3:1 – tempos trabalhosos ou tempos terríveis.  Penso que, na história ocidental, não há outro momento em que as mudanças tenham sido tão radicais e profundas – nem os dias atuais! (ofereço uma cronologia desse período no link – veja lá!).

 

Sobre o que fazer com o Apocalipse bíblico.  Sincera e honestamente recomendo a leitura de meu livro “TU ÉS DIGNO” onde eu afirmo que “nenhuma passagem no Novo Testamento, texto ou livro é tão festivo ou apresenta tantos registros de adoração e louvor.”  Apocalipse é “um brado de adoração a partir das vozes de todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar” (disponível aqui).

 

Para terminar:

 

– E o fim do mundo?


Jesus disse: – Não andem aperreados com o dia de amanhã [nem com o fim], o mal de cada dia já lhe é suficiente! (Mt 6:34).

 


Como citei, aí vão os links das listas de PREVISÕES DO FIM DO MUNDO:

Do início do Cristianismo até a Reformalink

Da Reforma ao século XVIIIlink

Séculos XIX e XXlink

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário