sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

PREVISÕES DO FIM DO MUNDO – do início do Cristianismo até a Reforma

 

Jesus afirmou que sobre a data fixada em calendário para o fim do mundo e sua volta gloriosa ninguém sabe (confira em Mt 24:36).

O que vem acontecendo, porém, ao longo da caminhada cristã é que alguns (ou muitos) não levaram muito a sério as palavras de Jesus.  Então, a ideia de tentar marcar uma data para o fim do mundo sempre povoou o imaginário de clérigos piedosos, pretensos estudiosos e aventureiros a profetas.

Veja aí uma relação resumida de algumas datas quando o mundo deveria ter terminado (aqui limitada aos prognosticadores anteriores à Reforma Protestante):

 

365 – O bispo francês Hilário de Poitiers (300-368) foi o primeiro cristão a marcar a data do fim do mundo.  Segundo ele, o imperador Constâncio II seria o Anticristo e Jesus voltaria quatro anos após sua morte.

400 – Martinho de Tours (316-397) propagou que o mundo teria fim antes do ano 400. Ele dizia que o Anticristo já havia nascido e que em pouco tempo iria tomar o poder.

500 – Com base em seus estudos sobre a arca de Noé, um tal de Sexto Júlio Africano estabeleceu o ano de 500 como sendo a data do retorno de Cristo.  Como isso não aconteceu, ele recalculou para o ano 800.

995 – No ano de 992 as celebrações da Anunciação e da Sexta-Feira Santa ocorreram no mesmo dia, então criou-se a crença de que este seria o evento que traria o Anticristo e consequentemente o fim dos tempos dentro de três anos e meio.

1000 – Segundo o Papa Silvestre II (946-1003), o fim do primeiro milênio do calendário cristão marcaria também o fim do mundo e a volta de Jesus no primeiro dia ano.  Por conta disso, revoltas ocorreram pela Europa e peregrinos viajaram para o leste em direção a Jerusalém.

1033 – A data referente ao fim do milênio foi recalculada para computar os anos do ministério terreno de Jesus.

1284 – O Papa Inocêncio III (1160-1216) previu que o mundo acabaria 666 anos após a ascensão do Islã.

1346–1351 – Com a proliferação da peste negra, diversos europeus a interpretaram como o sinal do fim dos tempos.

1504 – O famoso pintor Sandro Botticelli (1445-1510) acreditava que já estava vivendo a Grande Tribulação e em 1500 afirmou que o mundo acabaria três anos e meio depois.

 

Ou seja, essa coisa escatológica de agendar o fim é antiga (e penso que não é preciso dizer que todos erraram bastante!).  Já chegamos a 2023 e ainda estamos aqui. 

 

Vou continuar essa relação de PREVISÕES DO FIM DO MUNDO:

Da Reforma ao século XVIII – link

Séculos XIX e XXlink

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário