terça-feira, 13 de dezembro de 2022

GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA BÍBLICAS

  


Em termos de Geografia, os fatos e eventos narrados na Bíblia se concentram na região do oriente entre o Mar Mediterrâneo e as planícies do Rio Jordão (onde hoje se situa o Estado de Israel).

Olhando amiúde, o foco das narrativas parece sempre apontar para o Monte Sião (ou Monte Moriá), na região central da Palestina. 

 

Aí vai a primeira curiosidade: nos mapas, o ponto georreferenciado para o Monte Sião é:  31° 46' 18" N 35° 13' 43" E.

 

Várias são as referências ao lugar: ali Abraão deveria sacrificar Isaque.  Davi conquistou uma fortaleza local dos jebuseus e então edificou sua cidadela.  Salomão construiu seu famoso templo sobre aquele monte.  Jesus foi crucificado nos seus arredores.  Também ali estavam os discípulos quando receberam o Espírito no episódio de Pentecoste. 

E os mulçumanos o tem como o lugar da ascensão de Maomé ao paraíso (mais tarde, no século VII, o Califa Omar mandou construir ali a Mesquita de al-Aqsa).

 

Duas curiosidades:

(1) A cidade de Jerusalém é citada mais de novecentas vezes nos textos do AT (em hebraico: ירושלם) e mais de duzentas no Novo (em grego: Ἰερουσαλήμ).

(2) O nome Palestina foi dado à região pelos romanos em referência a citação grega da terra dos Filisteus (em grego: Παλαιστίνη, em latim: Palæstīna, em hebraico: פלשתי e em árabe: فلسطين).

 

A narrativas bíblicas, porém, vão além.  Outras regiões onde fatos bíblicos ocorreram vão do atual Iraque (maior número de episódios, depois das terras de Israel) e do Egito até a península itálica.

 

Mais uma curiosidade: pelo aplicativo do Google Maps, a distância entre Bagdá (capital atual do Iraque) e Roma é de 3.892 km, o que daria perto de quatro horas de voo num avião moderno.

 

Olhando ainda as terras dos eventos bíblicos e suas extensões e limites, é interessante listar também seus extremos:

 

# Extremo Norte –

A cidade mais ao norte citada na Bíblia é Roma (41° 53' 36" N 12° 28' 58" E).

 

 

# Extremo Sul –

Embora os textos bíblicos se refiram a lugares como Líbia e Etiópia (que ficaria na parte sul do Egito), estas são apenas citações de regiões, sem nenhuma precisão cartográfica.

O lugar hoje conhecido com citação mais ao sul nas páginas bíblicas é a cidade egípcia de Alexandria (31° 11' 53" N 29° 55' 9" E).

 

# Extremo Leste –

As terras hoje ocupadas pelo Iraque são bastante citadas na Bíblia.  E mais a leste – a oriente do Rio Tigres – há citações de regiões do atual Irã (antes chamada de Pérsia).  Ainda no livro de Ester há uma referência ao reinado de Assuero até os limites da Índia.

Porém, pelos achados arqueológicos, o lugar mais a leste que pode ser identificado é a cidade original de Abraão – Ur dos Caldeus (30° 57′ 44″ N, 46° 06′ 16″ L).

 

# Extremo Oeste –

Paulo escrevendo aos Romanos se refere a sua intenção de ir a Espanha (provavelmente uma referência ao limite ocidental do Império Romano na Península Ibérica), mas também a localização cartográfica não é precisa.

Com precisão de mapa, a cidade citada na Bíblia mais a oeste também é Roma (41° 53' 36" N 12° 28' 58" E).

 

Aproveitando: aqui estão sugestões de leitura no Escrevinhando para enriquecer seu conhecimento geográfico:

 

PAÍSES NA BÍBLIAlink

Uma lista com países em seus nomes atuais e que foram citados nas Escrituras.

 

O DESTINO DOS APÓSTOLOSlink

Seguindo a ordem como Mateus apresenta, veja um pouco sobre cada um dos apóstolos e o destino que tiveram.

 

PARA ALÉM DE ATOS DOS APÓSTOLOSlink

Alargando a visão histórica é possível perceber que o cristianismo primitivo, ainda no primeiro século, atingiu muitos outros lugares além das fronteiras romanas.

 

MAPA DOS TEÓLOGOS CRISTÃOSlink

Alguns mapas com a marcação do local de nascimento e/ou atuação de alguns dos principais teólogos e pensadores cristãos ao longo da história.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário