terça-feira, 21 de julho de 2020

PAÍSES NA BÍBLIA

As narrativas bíblicas sempre se reportam a um ponto no tempo e no espaço.  História e geografia fazem parte do texto.  A seguir listei alguns países em seus nomes atuais e que foram citados nas Escrituras.  O mapa eu copiei no Google Maps apontando sua indicação.

 

Arábia (hebraico: ערב / grego: Ἀραβία) - no AT há diversas citações aos reinos existentes na península árabe (exemplo: 2Cr 9:14).  No NT, Paulo diz que após sua conversão foi ao deserto da Arábia (em Gl 1:17).

Chipre (grego: Κύπρος / latim: Cyprius) - a terra de nascença de Barnabé (At 4:36).  A ilha de Chipre foi o primeiro destino de Paulo em sua primeira viagem missionária (At 13:4).

Egito (hebraico: מצרים / grego Αἴγυπτος / latim: Ægyptus) - um dos lugares mais citados em toda a Bíblia: os impérios e reinos ao longo do vale fértil de Rio Nilo, na África.  Desde a descida do patriarca Abraão por causa da seca (em Gn 12:10) até a referência simbólica no Livro da Revelação (Ap 11:8).

Espanha (grego: Σπανία / latim: Hispaniam) - a única citação está na Carta de Paulo aos Romanos (Rm 15:24-28) onde o apóstolo demonstra interesse em expandir até lá o evangelho.  Pelo momento histórico a referência deve ser à península hispânica (hoje Espanha e Portugal).

Etiópia (hebraico כוש / grego Αἰθιοπία / latim: Æthiopiam) - país com bastante citações em passagens do AT (como em Ez 30:4), embora algumas vezes a referência seja traduzida apenas como a "terra de Cuxe" (como em Gn 2:13).  No NT há a citação do eunuco etíope (grego: Αἰθίοψ - At 8:27) que foi alcançado por Filipe. Talvez aqui a indicação geográfica implique em áreas que atualmente abrangem o sul do Egito, o Sudão e a atual Etiópia.

Grécia (hebraico: יון / grego: Ἑλλάς / latim: Græcia) - no AT, os profetas Daniel e Zacarias citam a nação grega (Dn 11:2 / Zc 9:13).  No NT, as citações aos gregos e suas terras são diversas (por exemplo At 20:2).  Em ambos os testamentos a referência mais precisa talvez seja apenas a um Estado existente na península helênica e não a nação grega como a conhecemos.

Índia (hebraico: הדו) - na apresentação do livro de Ester é dito que os domínios do rei Assuero (Xerxes) se estendiam até a Índia (Et 1:1).

Irã (grego: Ιράν) - o país que hoje denominamos como Irã (o nome só veio a aparecer no século III d.C.) era citado como a Pérsia (hebraico: פרס / grego: Περσίς), em referência ao Império estabelecido pelos reis Dario, Xerxes e Ciro (veja por exemplo Ed 6:14 e 2Cr 36:23).

Iraque (hebraico: עיראק) - com esse nome, o lugar só passou a ser denominado a partir do século VI d.C.  A região da Mesopotâmia (entre os rios Tigre e Eufrates - hebraico: ארם נהרים / grego: Μεσοποταμία) é certamente o lugar mais citado na Bíblia (depois de Canaã e Israel).  No Iraque ficava a Torre da Babel (Gn 11:9).  Do Iraque saiu Abraão (Ur dos Caldeus - Gn 15:7).  O Iraque extirpou o reino de Israel (Assíria - 2Rs 17:23).  Para o Iraque foram levados cativos judeus (Babilônia - 2Cr 36:6).  No Iraque vários profetas desenvolveram seus ministérios (nas marques do rio Quebar - Ez 1:1).  Habitantes do Iraque estavam presentes no Pentecoste (At 2:9).  Em Apocalipse, o Iraque é citado simbolicamente (Ap 18:2).

Israel (hebraico: ישראל / grego: Ἰσραήλ) - o lugar onde se concentram as principais ações descritas na Bíblia.  A terra que Deus prometeu aos patriarcas (terra prometida - hebraico: הארץ המובטחת - Gn 12:7).  A terra conquistada (Canaã - hebraico: כנען - Nm 34).  O Reino unificado de Davi (2Sm 5:5).  No NT, Israel torna-se a representação do povo escolhido de Deus (Ef 2:12).

Itália (grego: Ἰταλία) - diversas citações do país em si.  Tanto o próprio país, ou a área da península itálica (como em At 27:6), como de sua capital: Roma (grego: Ῥώμη - Rm 1:7).

Jordânia (hebraico ירדן) - a Jordânia só ganhou independência e passou a usar essa nomenclatura no século XX d.C.  Nos tempos bíblicos as áreas a leste do rio Jordão eram ocupadas pelas tribos amonita, moabitas e edonitas (1Rs 11:1).

Líbano (hebraico: לבנון) - a região a norte de Israel rica em florestas de cedro e outras madeiras nobres é citada cerca de setenta vezes no AT (de Dt 1:7 a Zc 11:1).

Líbia (hebraico: פוט / grego: Λιβύη / latim: Libyæ) - as terras a oeste do Egito são referidas várias vezes no AT como Líbia (como em Na 3:9).  No episódio de pentecoste, a relação citada inclui cidadãos oriundos da Líbia (At 2:10).

Palestina (hebraico: פלשתינה / grego: Παλαιστίνη / latim: Palæstina) - o nome da região foi dado pelo Império Romano a partir do hebraico (Filístia - פלשת).  A região dos filisteus (povos indo-europeus conhecidos como povos do mar) e suas principais cidades são citadas várias vezes no AT (como Gaza - hebraico: עזה - Jz 16:1 e Asdode - hebraico: אשדוד - 1Sm 5:1).

Síria (hebraico: ארם / grego: Συρία) - ou a terra dos arameus.  É um pais situado em planícies férteis ao norte de Israel.  Ali floresceu um império que batalhou diversas vezes contra Israel (Reino do Norte - 2Rs 8:28).  Para Damasco, capital da Síria, Paulo se dirigia quando se converteu (At 9:2).

Turquia (grego: Τουρκία) - a nação turca que hoje ocupa a península da Anatólia na Ásia e se estende até a Europa não é citada explicitamente com esse nome na Bíblia.  O nome só foi adotado no século XIV d.C.  Na época, a região era denominada de Ásia Menor (grego: Μικρὰ Ἀσία ou Ἀνατολή), porém diversas e variadas cidades e regiões dali são citadas no NT (como por exemplo a Galácia, a Panfília, Frígia e Cicília - At 2:10).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário