terça-feira, 28 de julho de 2020

ASAFE, O LEVITA

 

Pelo menos uma dúzia de salmos é atribuída a Asafe e a sua família.  Mas, quem foi esse personagem?

Para conhecê-lo melhor, vamos voltar um pouco na história (leia toda a narração a partir de 1Cr 16).

Depois de conquistar Jerusalém e a estabelecer como sua capital, Davi entendeu que deveria edificar um santuário para o Senhor e um lugar onde repousaria a Arca da Aliança.  Aconteceu que, por intervenção divina, não coube a ele a concretização do seu desejo.

Porém, mesmo não tendo autorização para construção do edifício, o rei Davi cuidou para que tudo estivesse providenciado e devidamente ordenado.

Davi não apenas juntou ouro, prata, ferro, pedra e madeira suficientes, como também contratou mão de obra especializada para os trabalhos de edificação do Templo.

Além disso, o mais importante no projeto deixado pelo rei Davi foi a própria ordenação do culto no Templo a ser construído.  A instrução real incluía a escala e distribuição de tarefas para sacerdotes e levitas.  Cada clã e família teria responsabilidades e incumbências específicas para com o serviço do culto.

Só lembrando: o rei Salomão (filho e sucessor de Davi) construiu o prédio sagrado e deu início ao culto no Templo em Jerusalém seguindo as especificações estabelecidas (veja a oração dedicação do templo e a resposta de Deus em 2Cr 7).

É nesse ponto que começamos a identificar quem foi Asafe, o levita.

Em 1Cr 25:1 o cronista registrou que Davi, juntamente com seu staff, ordenou que, dos descendentes de Levi, as famílias de Asafe, Hemã e Jedutum fossem escaladas para "profetizar com o acompanhamento de liras, harpas e címbalos".

Desses músicos, o texto destaca que Hemã e Jedutum eram do naipe das cordas (em instrumentos atuais seria o equivalente ao violão, guitarra e assemelhados - cuidavam de melodias e harmonias). Asafe, por sua vez, se destacou tocando címbalo (hoje seria o percussionista ou baterista da banda - confira 1Cr 16:5).  E todos cantavam.

Outra observação: às outras famílias de levitas cabiam outras tarefas na estrutura do santuário que não tinham relação necessariamente direta à música.

Asafe (seu nome em hebraico - אסף - significa ajuntador ou colecionador) foi o líder que mais se destacou entre os músicos e atuou como homem de confiança do rei.

Mais uma observação: Davi era músico e tinha a alma de artista, logo liderar equipes musicais durante a celebração ao Senhor era tarefa que se revestia da maior envergadura e responsabilidade.

Três temas mais destacados nos salmos de Asafe:

(1) O culto ao Senhor - é Deus que o preside e estabelece critérios para a adoração (veja, por exemplo, Sl 78 e 82).  Ele não precisa de nossa adoração (Sl 50), mas os adoradores são chamados a aclamá-lo com alegria (Sl 81).

(2) Súplica para quem Deus o ouça - o silêncio divino é angustiante e o que o salmista mais deseja é que o Senhor o responda (Sl 77, 80 e 83).

(3) Justiça, recompensa e prosperidade - embora ele possa até demonstrar certa inveja dos ímpios que prosperam, mas sabe que no fim a recompensa justa vem do Senhor para aqueles que lhe são fiéis (Sl 73, 75, 76, 82 e 83).

E lá mais adiante, quando da rededicação do Templo levada a cabo pelo rei Ezequias, o próprio texto sagrado equipara Asafe ao próprio Davi e o reconhece como compositor e profeta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário