Pelo menos uma dúzia de salmos é atribuída a Asafe e a sua família. Mas, quem foi esse personagem?
Para conhecê-lo melhor, vamos voltar um pouco na história (leia toda a narração a partir de 1Cr 16).
Depois de conquistar Jerusalém e a estabelecer como sua capital, Davi entendeu que deveria edificar um santuário para o Senhor e um lugar onde repousaria a Arca da Aliança. Aconteceu que, por intervenção divina, não coube a ele a concretização do seu desejo.
Porém, mesmo não tendo autorização para construção do edifício, o rei Davi cuidou para que tudo estivesse providenciado e devidamente ordenado.
Davi não apenas juntou ouro, prata, ferro, pedra e madeira suficientes, como também contratou mão de obra especializada para os trabalhos de edificação do Templo.
Além disso, o mais importante no projeto deixado pelo rei Davi foi a própria ordenação do culto no Templo a ser construído. A instrução real incluía a escala e distribuição de tarefas para sacerdotes e levitas. Cada clã e família teria responsabilidades e incumbências específicas para com o serviço do culto.
Só lembrando: o rei Salomão (filho e sucessor de Davi) construiu o prédio sagrado e deu início ao culto no Templo em Jerusalém seguindo as especificações estabelecidas (veja a oração dedicação do templo e a resposta de Deus em 2Cr 7).
É nesse ponto que começamos a identificar quem foi Asafe, o levita.
Em 1Cr 25:1 o cronista registrou que Davi, juntamente com seu staff, ordenou que, dos descendentes de Levi, as famílias de Asafe, Hemã e Jedutum fossem escaladas para "profetizar com o acompanhamento de liras, harpas e címbalos".
Desses músicos, o texto destaca que Hemã e Jedutum eram do naipe das cordas (em instrumentos atuais seria o equivalente ao violão, guitarra e assemelhados - cuidavam de melodias e harmonias). Asafe, por sua vez, se destacou tocando címbalo (hoje seria o percussionista ou baterista da banda - confira 1Cr 16:5). E todos cantavam.
Outra observação: às outras famílias de levitas cabiam outras tarefas na estrutura do santuário que não tinham relação necessariamente direta à música.
Asafe (seu nome em hebraico - אסף - significa ajuntador ou colecionador) foi o líder que mais se destacou entre os músicos e atuou como homem de confiança do rei.
Mais uma observação: Davi era músico e tinha a alma de artista, logo liderar equipes musicais durante a celebração ao Senhor era tarefa que se revestia da maior envergadura e responsabilidade.
Três temas mais destacados nos salmos de Asafe:
(1) O culto ao Senhor - é Deus que o preside e estabelece critérios para a adoração (veja, por exemplo, Sl 78 e 82). Ele não precisa de nossa adoração (Sl 50), mas os adoradores são chamados a aclamá-lo com alegria (Sl 81).
(2) Súplica para quem Deus o ouça - o silêncio divino é angustiante e o que o salmista mais deseja é que o Senhor o responda (Sl 77, 80 e 83).
(3) Justiça, recompensa e prosperidade - embora ele possa até demonstrar certa inveja dos ímpios que prosperam, mas sabe que no fim a recompensa justa vem do Senhor para aqueles que lhe são fiéis (Sl 73, 75, 76, 82 e 83).
E lá mais adiante, quando da rededicação do Templo levada a cabo pelo rei Ezequias, o próprio texto sagrado equipara Asafe ao próprio Davi e o reconhece como compositor e profeta.
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