sexta-feira, 29 de julho de 2022

SIMÃO PEDRO DE NOVO – 3ª parte

 


SIMÃO PEDRO DE NOVO – A RESTAURAÇÃO

Leia o início dessa reflexão ...

SIMÃO PEDRO DE NOVO – 1ª partelink
SIMÃO PEDRO DE NOVO – 2ª partelink

 

Faltava uma vida a ser restaurada – Simão Pedro.  Pedro sempre demonstrou um perfil de líder com espontaneidade e disposição para tomar atitudes.  Mas este ímpeto o levou a decisões vergonhosas.  Ele ainda precisava ser restaurado por Cristo.

Logo depois da cerimônia do lava-pés, Pedro tinha se disposto a seguir a Jesus, mesmo que fosse preciso morrer por isso; mas logo depois o havia negado (compare Jo 13:37 com 18:26-27).  Isto abrira uma ferida enorme na alma do discípulo e Jesus estava ali para curá-lo e devolvê-lo à missão.

Então, depois de terem comido (leia Jo 21:15), Jesus pôs em prática o processo de restauração de Simão Pedro.  A mesma pergunta foi repetida três vezes, e uma resposta dada a cada uma delas.  Mas ali cada detalhe era importante para que aquele homem pudesse voltar a ser o escolhido de Cristo.

Observe que Jesus o chamou de Simão, filho de João.  O próprio Jesus tinha colocado nele o nome de Pedro – a rocha (veja Jo 1:42).  Mas chamá-lo de Simão trazia à sua lembrança o homem anterior.  Naquele momento, Jesus estava restaurando Simão para que ele o capacitasse a chegar a ser Pedro.

É como se Jesus dissesse: eu te chamei para ser Pedro, e você por conta própria nunca vai fazer isso acontecer.  Só eu transformo vidas.

E por três vezes Jesus insistiu: — Tu me amas? (v. 15-17).  Aquela repetição desarmou o espírito de Simão e Jesus o restaurou (leia o verso 17). 

O ponto central mais uma vez é o amor.  A condição para que Simão Pedro cumprisse a missão de apascentar as ovelhas que Jesus lhe confiava não era sua personalidade ou seu ânimo impulsivo e voluntarioso, nem o seu perfil de liderança, era o amor (considere Jo 14:15). 

E foi com este amor que Jesus lhe restaurou.

 

Leia o início dessa reflexão ...

SIMÃO PEDRO DE NOVO – 1ª parte – link
SIMÃO PEDRO DE NOVO – 2ª partelink

 

* Na imagem lá em cima, uma arte pintada aqui em Aracaju na parede da IB Graça (@gracaigrejabatista), pelo Korea Graffiti (@korea.jpz).
Verdadeiramente divina!

 

2 comentários: