terça-feira, 12 de julho de 2022

SOBRE O JOÃO BATISTA

 


João Batista é citado nos quatro Evangelhos e sua participação nos eventos que dariam início do ministério de Jesus é singular. Vale dar uma olhada nele.

Ele foi encomendado (gostei da expressão!) para preparar os caminhos e exerceu bem essa função.  Lucas narra sobre seu nascimento e como isso foi resultado da intervenção direta de Deus (em Lc 1:13).

Olhando os textos sagrados ainda vamos constatar que Marcos cita a profecia de Isaías acerca daquele que prepararia o caminho como sendo uma referência a João Batista (Is 40:3 => Mc 1:3).

E ainda Lucas cita a fala de Jesus sobre João Batista dizendo que entre os que nasceram normalmente – de mulher – não houve um profeta maior que ele (Lc 7:28). Mas completa afirmando que o menor no Reino de Deus ainda é maior que ele.

Um detalhe: o nome de nascimento de era apenas João (conforme Lc 1:63).  E a alcunha Batista foi-lhe dada depois em referência a sua prática de banhos rituais – batismo.

Voltando a questão inicial: ainda com isso tudo, João Batista foi pecador pois é verdade bíblica que todos os seres humanos são, em sua essência, pecadores desde a sua concepção (confira textos como Rm 3:10 e 23 / 11:32 / Gl 3:22).

Também a própria fala e confissão de João, quando Jesus se apresentou para ser batizado, reconhecendo que ele mesmo precisava ser batizado (em Mt 3:14 – e lembre que a condição para o batismo de João era o arrependimento de pecados – Mc 1:4).

As intervenções divinas são sempre surpreendentes – e distintas.  Mas a única intervenção que tira o pecado do mundo é o que ele fez através da obra do Cordeiro (Jo 1:29).

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário