Pretendo considerar uma palavra relacionada à Teologia e a fé: PRELEST. Traduzindo direto da língua russa (ПРЕЛЕСТЬ – com a ajuda do Google) a palavra significa “charme”. Esse é um termo usado pela Teologia Ortodoxa oriental para indicar uma ilusão, fraude ou engodo espiritual.
(Procurei no Novo Testamento em russo essa palavra e não encontrei. Com certeza, meu inexistente conhecimento da língua russa não me ajudou e, consequentemente, minha pesquisa na internet não me trouxe citações.)
Vários bons autores ortodoxos escreveram sobre esse tema e aqui eu quero destacar as reflexões do hierarca russo Santo Ignatius Brianchaninov, que escreveu bastante sobre o prelest. Segundo ele:
― O engano espiritual é o estado de todos os
homens sem exceção, e foi possível pela queda de nossos pais originais. Todos nós estamos sujeitos ao engano
espiritual.
― A consciência desse fato é a maior proteção contra ele. Da mesma forma, o maior engano espiritual de
todos é considerar-se livre dele.
― O mundo está em um estado de engano espiritual e manifesta uma afinidade por aqueles que estão no mesmo estado. Mas despreza e rejeita aqueles que servem à Verdade...
Em linhas gerais, o prelest – ou estado
de engano espiritual – acontece quando o ser humano, mesmo com boa intenção e
buscando se aproximar de Deus e agradá-lo, se vê enredado por ilusões de
procedência diabólicas que são tidas como verdadeiras. Assim, o fiel acaba por aceitar a mentira
como se fosse verdade.
Segundo Santo Ignatius Brianchaninov, dois são
os tipos mais comuns de engodo em que o prelest se manifesta:
(1) Imaginação (Воображение). Nesse caso, a pessoa floresce sua imaginação,
sob influência sobrenatural, e tem visões de Jesus, ou de coisas espirituais,
sem que tenha se arrependido ou “se purificado de suas paixões”. Assim, essas visões, ou experiências de ser
alcançado pelo sagrado, nada mais são que ilusões espirituais – não sendo
verdadeiras, mesmo que tenham acontecido em momentos de devoção sincera.
(2) Autoconceito ou presunção
(самомнение). É aquela falsa ideia de
retidão baseada na realização de disciplinas espirituais de piedade e virtudes
supostamente dadas por Deus que faz com que se creia ter adquirido “méritos”
junto a Deus. Se no primeiro tipo em
geral se confunde o sobrenatural com o divino, aqui a ilusão é mesmo
espetacular e consiste em pensar nos próprios sentimentos religiosos como sendo
sentimentos santos e divinos quando se ainda está completamente impróprio para
eles.
Ambas as possibilidades de prelest indicam um certo padrão:
a. A
sinceridade espiritual;
b.
Inconsistência entre a vida de busca de santidade e falta de arrependimento e
quebrantamento;
c.
Percepção equivocada da realidade espiritual;
d.
Confiança nos sinais exteriores de santidades;
e.
Aparência de cristianismo;
f.
Apego à mentira e à ilusão em detrimento da verdade bíblica e divina.
Em todo caso, a melhor advertência ainda é a que nos foi dada por Tiago em sua epístola canônica:
Tornem-se
praticantes da Palavra e não apenas ouvintes que se enganam a si mesmos.
Tg 1:22
Na imagem lá em cima:
óleo sobre tela do russo Nikolai Nikolaevich Ge,
intitulado Аэндорская волшебница (A Feiticeira de Endor),
pintado em 1856.
Atualmente na Galeria Estatal Tretyakov, Moscou.
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