sexta-feira, 26 de novembro de 2021

CELEBRANDO PELA CHEGADA DA ARCA

 


O texto bíblico nos diz que Davi, tendo entrado em acordo com as demais lideranças nacionais, compreendeu que a vontade do Eterno, o nosso Deus (1Cr 13:2) era trazer a Arca para Jerusalém.  Assim, convocou os sacerdotes e levitas e foi buscá-la na casa de Abinadabe.

Para esta tarefa construíram um carroção novo e partiram ... para buscar a Arca de Deus, Arca sobre a qual é invocado o Nome, o nome do Senhor dos Exércitos, que tem o seu trono entre os querubins acima dela (2Sm 6:2).

Durante o transporte, o texto informa que os bois que conduziam o carroção tropeçaram e Uzá, na intenção de segurar a Arca, esticou o braço em direção a ela, provocando a ira do Senhor, que o feriu; morrendo ele ali mesmo diante do Senhor.

Este incidente provocou medo em Davi; pois reconheceu a santidade exigida por Deus para poder se aproximar dele: Como vou conseguir levar a Arca de Deus? (1Cr 13:12).

Decidiu-se então que a Arca ficaria na casa de Obede-Edom em vez de trazê-la a Jerusalém.  Neste ponto da narrativa, o autor sagrado reconhece que:

 

A Arca do Eterno ficou na casa de Obede-Edom por três meses. 
E o Eterno abençoou tanto a ele quanto a sua família.
(2Sm 6:11 / 1Cr 13:14)

 

Quando Davi soube o que sucedera, determinou que somente os levitas poderiam carregar a Arca de Deus, pois para isso o Eterno os havia escolhido, e para ficarem sempre ao seu serviço (1Cr 15:2). 

Então foram à casa de Obede-Edom para finalmente completarem o trajeto até a cidade de Davi.  

O cortejo assim se seguiu: tendo à frente os levitas e sacerdotes que a cada seis passos sacrificavam ao Senhor (veja 2Sm 6:13), seguidos do rei e seus valentes que foram tomados de uma alegria e celebração com muita música, dança e louvor ao Senhor pelo que estava acontecendo.

Todo o texto transpira festa.  O regozijo é quase indescritível.  E o texto conclui observando que a Arca estava agora de volta, retomando o seu lugar como o elemento central na vida cultual do povo de Deus.  E que com isso a congregação dos filhos de Israel poderia viver como a nação eleita para ministrar diante do Senhor em adoração, tendo a frente levitas e sacerdotes consagrados:

 

Foi naquele dia que, pela primeira vez, Davi encarregou Asafe e seus parentes de louvarem o Eterno com salmos de gratidão.
(1Cr 16:7)

 

§ Na imagem lá em cima, uma reprodução de um manuscrito anônimo do século XIII.

 

§ Se quiser ler como eu ilustrei a chegada da Arca em Jerusalém e a dança extravagante do Rei Davi por aquele momento, veja na postagem: DAVI: A ARCA E A DANÇA nesse link.

 

Você encontra um estudo teológico sobre o Culto Cristo no meu livro:
DE ADÃO ATÉ HOJE - Um estudo do Culto Cristão

 


Disponível no:
Clube de autores
amazon.com

 

Conheça também outros livros:
TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse
PARÁBOLA DAS COISAS

2 comentários:

  1. Muito bom! Aquela lá na janela deve ser a Mical com seus comentários danosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim. Mical está ali querendo estragar a alegria. Mas na presença do Eterno nunca falta motivos para celebrar.
      Abr

      Excluir