sexta-feira, 7 de agosto de 2020

LOUCO – by JOÃO ALEXANDRE

 

Em 1996 o compositor paulista João Alexandre gravou a canção “Louco” no álbum “Voz e Violão”.

João Alexandre, para quem gosta de música cristã brasileira com qualidade excepcional, é conhecimento obrigatório.  Então dispensa apresentação.  E se você não gostou da locução adjetiva “qualidade excepcional”, eu sinto muito, mas vou mantê-la.

Feito esse comentário inicial, convido você a dar atenção à música.  E a primeira referência que me vem à mente é Jesus concluindo mais uma de suas narrativas:

— Homem!  Larga de tolice!  Essa noite você vai seguir o destino de todos os homens!  E tudo o que você juntou, vai ficar para quem? (Lc 12:20).

Indo adiante da citação quase explícita na canção de João Alexandre, a parábola de Jesus me ajuda a entender nulidade ou despropósito da vida e de como podemos buscar algum sentido e objetivo para nossa existência.

Assim temos um personagem em comum: um louco, um tolo.  E, como bom nordestino que sou, diria: um demente, um abestado!

Porém o desatino cantado pelo brasileiro expande a loucura da lição do Mestre – e o faz de maneira apropriada e significativa (eu diria que faz uma boa hermenêutica do texto). 

Além de que, só com voz e violão – é assim na gravação original – o gingado da melodia nos escancara que loucura mesmo é se deixar escoar no vazio de alma e vida.  Loucura é uma vida inútil.  Loucura é correr atrás do vento (essa expressão é de Ec 1:14).

E nesse oco o homem vai e vem dessa procura e não se encontra.  Insiste.  Continua pé na estrada.  Mochila carregada, mas existência desvairada. Tenta um baseado, mas não sai dessa lontra.

Então, a questão é inevitável: “de que valeu a tua vida?”

Mas certamente há uma loucura maior que pode reverter esse quadro e trazer novo sentido à passagem humana nessa existência.  A expressão ressignificação está na moda! 

Há alguém bem mais louco do que tudo que você já conheceu.  Porque loucura mesmo é o amor daquele que numa cruz morreu. 

O apóstolo Paulo já dizia que isso é pura coisa doida para quem busca sabedoria (leia lá em 1Co 1:23).

Ora, foi na sandice da cruz que Cristo, perdoando os pecados, nova vida ofereceu pra tirar dessa loucura gente como você e eu.

É na loucura da cruz que Deus dá sentido a minha caminhada e me traz de volta para o que ele me criou.

Que a minha loucura vazia se transmude em plenitude na loucura gloriosa da cruz.

 

E se você quiser ouvir uma versão muito boa, sugiro a interpretação do Casal Moraes (@moraes.casal) que você pode achar no YouTube

 

 

 

4 comentários:

  1. Reflexão simplesmente maravilhosa. Deus o abençoe e o capacite ainda mais, pastor, para que sejamos ainda mais abençoados com suas palavras 🙌❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido. A glória seja a Deus que cometeu o desatino de nos enviar seu Filho para nos refazer em sanidade.
      Abr

      Excluir
    2. Concordo que é loucura para os homens , mas não para Deus. Não foi sandice de Deus , mas amor incalculável.

      Excluir
    3. Foi o apóstolo Paulo quem disse que para a sabedoria humana a cruz é loucura e sandice (em 1Co 1:23).
      Pela fé somos atraídos à cruz pois ali somos acolhidos por esse amor incalculável.
      Louvado seja Cristo.
      Abr

      Excluir