sexta-feira, 14 de agosto de 2020

AMOR E PERDÃO

 

 

No contexto do episódio da mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus durante um jantar na casa do fariseu Simão (a partir de Lc 7:36), Lucas nos apresenta uma lição ensinada por Cristo sobre as relações no Reino de Deus e o comportamento dos seus discípulos.

E começa a lição a partir da narração da história.  Em resposta ao questionamento do anfitrião sobre a identidade de Jesus e a situação da mulher pecadora (veja Lc 7:41), Jesus ensinou que a relação entre amor e perdão no âmbito do evangelho anunciado não deveria nunca estar baseado em padrões sociais ou religiosos, nem serem resultado de merecimento, mas resposta às necessidades.

A lição foi direta: a quem muito se ama, muito se perdoa.  Em outras palavras, o perdão a ser oferecido para aqueles que por conta da vida – e até dos próprios erros – ficaram à margem da sociedade não deve ser estabelecido por critérios de reconhecimento, mas oferecido pelo amor demonstrado.

Assim deve ser a vida dentro do Reino de Deus segundo o evangelho anunciado por Cristo: uma vida baseada no amor, no perdão e no acolhimento.  Estes são valores para o discipulado.

(Publicado originalmente na Revista "Lucas" – Editora Sabre)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário