sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

OS LEVITAS NA IGREJA




A questão inicial que me leva a essa reflexão é: as instruções, tarefas e comissionamentos exclusivos dos levitas no Antigo Testamento e da lei ainda estariam em voga na igreja no tempo da graça? Também: os ritos e processos ainda são válidos?
Começando a pensar, vou ler o que diz o apóstolo Pedro: "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1Pe 2:9).
Reflito a partir daí.  Na igreja de Cristo Jesus, conforme preceitua o texto bíblico, já não há mais uma classe distinta de obreiros ou oficiais destinados a uma santificação diferenciada ou um ministério privilegiado.  Todos são igualmente parte de um mesmo povo.
Segundo o estabelecido pela norma da nova aliança, todos na igreja têm os privilégios e as responsabilidades do ministério, não somente pastores, ministros ou músicos.
Vou acrescentar o conceito de Corpo de Cristo proposto por Paulo (está em 1Co 12).  Segundo o apóstolo todos, e cada um, na igreja têm um dom e um ministério definido.  Pessoas diferentes exercem funções diferentes.  Mas na igreja todas as atividades distintas são igualmente ministérios distintos e a todos cabem, sem exceção, as implicações levíticas.
Desta forma, o pastor exerce funções de levita e o músico é um levita.  Mas também o professor da Escola Bíblica é levita, o tesoureiro da igreja deve entender sua função espiritual como levita e o zelador nada mais é que levita na casa de Deus, bem como todas as demais atividades eclesiásticas (considere mais Rm 12:4-8).
Ou seja, todo crente é um levita.  Sim: somos todos levitas na igreja de Cristo
Então, respondendo as questões iniciais.  Instruções, tarefas e comissionamentos não são mais exclusivos de levitas, como grupo distinto, mas agora recaem sobre toda a igreja.  Repito: os levitas somos todos nós.
E também.  Ritos e processos foram superados em Cristo, mas agora somos todos escolhidos, designados e santificados pelo próprio Senhor para ministérios diversos no seu Reino – ele mesmo disse: "eu vos escolhi" (em Jo 15:16).
Então, todo e cada crente, no desenvolvimento do seu dom e ministério, dentro do Corpo de Cristo – a igreja – deve aplicar os mesmos critérios dos levitas antigos:  Santificação, pureza e comprometimento.
Lembre-se: "Sede santos, porque eu sou santo" (1Pe 1:16).

2 comentários:

  1. Deus abençoe essa palavra. São 35 anos em Aracaju procurando mostrar o agir de um músico no culto. 21 no Setebase ensinando sobre o culto a Deus e a função da música. Mas as mídias não ajudam. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querida.
      Vamos continuar trabalhando e ensinando ao nosso povo, nossos músicos, nossos ministros a serem mais servos e menos estrelas.
      Para a glória de Deus.
      Abr

      Excluir