sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Doenças da Alma – VERMINOSES


Um grupo de moléstias entre as mais comum no Brasil ao longo de sua história são as verminoses. E, sem nenhum tipo de preconceito, verme é um problema que atinge a todos, tanto da cidade quanto do campo, tanto crianças quanto adultos, tanto homens quanto mulheres, tanto ricos como pobres. É um mal infelizmente geral e igualitário!
Vamos às definições para entender melhor. A primeira constatação deve ser no sentido de esclarecer que não se trata de uma doença única (por isso o uso do plural). Trata-se de um conjunto de doenças. Daí prevenções, causas, cuidados e tratamentos serem também diferenciados.
Segundo o site do Ministério da Saúde, “verminoses é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo. Causadas especialmente pela falta de saneamento básico e hábitos de higiene, os vermes geralmente se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro”.
Outra definição também importante é o conceito de verme – ou parasita. De acordo com o Dicionário Michaelis: “diz-se de ou organismo que vive em outro organismo (hospedeiro), dele retirando seu alimento e geralmente causando-lhe dano”.
Os casos mais comuns de verminoses que atacam o brasileiro são a ascaridíase (mais conhecida como lombrigas), a teníase (ou solitária), a esquistossomose, a oxiuríase e a tricuríase.
Mas essa compreensão é apenas o ponto de partida para uma constatação maior e mais dura. Embora estejamos estudando nessa série sobre doenças da alma que afligem os crentes, muitas vezes de maneira individual e pessoal. Creio que aqui o problema se mostra mais grave e contundente. Há verminoses atacando e infectando a igreja brasileira. É um mal infelizmente geral e igualitário!
Considere comigo. A igreja é um corpo – o apóstolo Paulo disse isso de maneira clara e direta em 1Co 12:27. E como corpo que somos, temos sido atacados por vermes e parasitas que têm trazido danos à igreja como um organismo vivo como um todo.
Eu sei que tudo deve começar com o indivíduo que vem à comunidade cristã para cultuar e comungar. E é para eles que a advertência do Salmo faz sentido:
Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente (Sl 24:3-4).
E lembre que verminose está ligada a problemas de limpeza e higiene!
Porém o problema realmente fica mais sério quando levamos nosso olhar para a igreja como um corpo. Ela está contaminada com parasitas.
A igreja vive de maneira contante e inevitável em meio a um mundo terrivelmente contaminado. Foi Jesus quem constatou quando rogou que não nos tirasse desse mundo, apenas que nos livrasse da contaminação dos vermes que habitam nele (na oração descrita em Jo 17:15).
E entendo que a instrução apostólica tem esse contexto quando alerta: Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo (Fl 1:17).
Mas muitas vezes a falta de higiene espiritual e cuidados com a vida santa e o proceder cristão, a frouxidão moral, o desleixo com as pequenas atitudes tem infestado a igreja de parasitas que estão sugando nutrientes indispensáveis à vida saudável do corpo de Cristo e lhe causando danos tremendos.
Penso que as pequenas raposinhas para as quais Ct 2:15 já nos alertava também podem ser observadas aqui. São pequenas atitudes, brechas e vacilos. São pequenas concessões que nunca deveriam ser dadas pelo Corpo de Cristo, mas que nos infectam de vermes e parasitas e vão-lhe destruindo a sua saúde espiritual.
Considere que orgulho, vaidade, murmuração, fofoca, partidarismo, ciúmes (e a lista de obras da carne é grande…), são parasitas que como doenças se instalam na alma da igreja e a destroem.
Porém, contra todo esse tipo de infestação parasita só há uma salvaguarda realmente eficaz, é o próprio Cristo, nosso médico sanitarista supremo quem diz: Vós já estás limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós (Jo 15:3-4).

6 comentários:

  1. Romanos 12: 1. ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
    https://bibliajfa.com.br/app/acf/45N/12/1.
    Que Deus nos ajude🙌

    ResponderExcluir
  2. Que bom é saber que Deus está cuidando desse corpo. Que ele mesmo nos ajude, pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus sempre está cuidando de nós: nosso corpo e vida.
      A ele a glória.
      Abr

      Excluir
  3. Meu mestre, Deus continue abençoando e te inspirando. Boa palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querido.
      Ao nosso Médico excelente seja toda glória, pois só dele vem bênção e inspiração.
      Abr

      Excluir