terça-feira, 3 de setembro de 2019

A BÍBLIA, A PALAVRA DE DEUS


A Bíblia é um livro singular na história da humanidade. Em todo o processo de sua confecção e transmissão ela se mostrou diferente de tudo que foi testemunhado pela humanidade. Mas, deixe-me colocar algo mais:

אA Bíblia é a Palavra de Deus, então todo e qualquer estudo que se faça a respeito dela, tem que ser feita sob a orientação divina. Portanto, a cada novo estudo procure buscar conhecer o que o Espírito Santo tem a dizer sobre o texto bíblico que está sendo destacado. Mesmo que o estudo pareça não trazer muito conteúdo prático, procure, na presença de Deus em oração, aprender cada dia aquilo que o Mestre deseja.
בA Bíblia é um conjunto de livros e assim deve ser compreendida. Embora façamos uma divisão no conjunto para facilitar didaticamente o estudo, não se esqueça que a Bíblia não pode ser dividida: todas as partes se completam e se ajustam perfeitamente entre si para apresentarem a verdade mais completa daquilo que Deus tem para falar.
גA Bíblia é um livro para ser vivenciado. Isto implica que a única maneira realmente eficaz de se adquirir um domínio satisfatório do seu conteúdo é manuseando-o diariamente. Assim, não deixe apenas para o período da aula na Escola Bíblica para ler e estudar a sua Bíblia. Se você realmente quer conhecer a Deus e sua vontade expressa neste livro, tem que todo dia ocupar seu tempo com a Bíblia.
דA Bíblia requer prática no seu manuseio. Isto é um pouco do que foi dito acima. Então observe que saber achar rapidamente todo e qualquer texto nas páginas da Bíblia realmente requer prática, e esta prática exige disciplina e exercício. Ou seja, se ainda não se acha capaz de abrir a Bíblia com facilidade em qualquer lugar, reconhecendo sua linguagem e conteúdo é preciso que esteja habituado a fazer isto, é uma questão de prática.
הA Bíblia fala por si mesma. Embora seja válido consultar outras fontes, nunca se esqueça de que a palavra final sobre qualquer assunto – inclusive sobre a própria Bíblia – será da Palavra de Deus orientada pelo Espírito Santo.
וA Bíblia tem de ser um livro pessoal. Então tome o seu exemplar e use-o da melhor forma possível. Estabeleça metas pessoais em relação a sua leitura; estabeleça também um método pessoal de ler e guardar as informações nela contida; e estabeleça ainda referências pessoais para se identificar com as palavras do Livro. Só nunca se afaste dele.
זA Bíblia é alimento para o cristão. Sem ela o cristão definha e morre espiritualmente. É ela quem nos sustenta e fortalece, ela é a Palavra do nosso amado Senhor que temos em nossas mãos. Não se deve ter vergonha da usá-la em nenhuma circunstância, mas para isto é preciso que ela seja realmente uma espada em nossas mãos e que saibamos manejá-la com destreza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário