terça-feira, 20 de agosto de 2019

OS REFORMADORES E O CULTO 3 – Os Anabatistas


O termo anabatista foi cunhado a partir do grego: ἀνά + βαπτίζω – literalmente: batizar de novo (em alemão eles dizem: Wiedertäufer) e estariam incluídos entre os grupos que poderiam ser classificados como a ala mais radical dentre os da Reforma Protestante.
No dia 21 de janeiro de 1525, próximo a Zurique, na Suíça, os anabatistas fundaram sua primeira igreja reconhecida, tendo como base as seguintes afirmações:
(1) nas Escrituras Sagradas, em especial no Novo Testamento, estão toda a autoridade final;
(2) a igreja é uma irmandade formada unicamente de pessoas renascidas;
(3) a essência do cristianismo consiste no discipulado de Cristo; e
(4) a ética do amor rege todas as relações humanas.
Considerando que as práticas anabatistas deixavam às igrejas locais a autonomia necessária para gerir suas vidas individuais e na comunidade, então nem o grupo apresentou um nome de um teólogo reformador que se sobressaísse, nem naturalmente as práticas de culto que foram desenvolvidas pelos diversos grupos de anabatistas apresentavam uniformidade em todas as suas manifestações.
Então, mesmo não havendo um legado de culto unificado que remonte aos anabatistas, contudo, convém destacar que as suas celebrações, em geral, se caracterizavam por:
(a) um forte fervor espiritual;
(b) uma ênfase escatológica;
(c) ausência de ritos sacramentais e
(d) uma hinologia bastante desenvolvida.
Em geral, os grupos dos anabatistas foram bastante perseguidos, tanto por líderes católicos como por protestantes e pouco deixaram de herança para as gerações seguintes, porém sua influência pode ser sentida nos vários movimentos pietistas alemãs e ainda hoje é possível reconhecê-los entre os Menonitas e os Amish norte-americanos.
(Na imagem lá em cima, uma representação do início do século XVII da disputa sobre o batismo de 17 de janeiro de 1525 na prefeitura de Zurique. Fonte: wikipedia.org)

Leia mais sobre OS REFORMADORES E O CULTO - 
O culto luterano (link)
O culto reformado (link)
O culto anglicano (link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário