terça-feira, 7 de maio de 2019

NOS ÚLTIMOS DIAS



No texto de 2Tm 3:1-5, o apóstolo Paulo lista uma série de características que dominarão os seres humanos e as sociedades nos últimos dias, dias que o próprio texto bíblico chama de tempos terríveis (em grego: καιροί χαλεποί). Veja a relação a seguir e, sem nenhum alarmismo escatológico, perceba como ele está descrevendo a nossa cultura e momento.

# Egoístas – φίλαυτος (única vez no NT) – amante de si mesmo, egocêntrico. Uma sociedade que considera o eu, o self e a própria imagem em primeiro lugar.
# Avarentos – φιλάργυρος (também em Lc 16:14) – amante do dinheiro, dos bens, das coisas. Quando o ter vale mais que o ser.
# Presunçosos – ἀλαζών (também em Rm 1:30) – pedante, alguém que fica falando de suas próprias realizações. Vive-se das exposições em redes sociais.
# Arrogantes – ὑπερήφανος (mais outras quatro vezes no NT) – altivo, orgulhoso. Alguém que se julga e a seus pares superiores aos outros.
# Blasfemos – βλάσφημος (mais outras três vezes no NT) – caluniador, mentiroso. A valorização e irresponsabilidade em espalhar fake news.
# Desobediente aos pais – γονεῦσιν ἀπειθής (mais cinco vezes no NT) – alguém que não segue as instruções dos pais, hesitante. Uma sociedade que não considera os valores herdados, mais que busca o novo pelo novo.
# Ingratos – ἀχάριστος (também em Lc 6:35) – não grato, mal agradecido. Um tempo onde a graça é escassa.
# Ímpios – ἀνόσιος (também em 1Tm 1:9) – irreverente, profano, não devoto. Já não se reconhece valores ou decretos divinos a serem respeitados.
# Sem amor pela família – ἄστοργος (também em Rm 1:31) – sem afeição, frio, duro, destituído de amor por aqueles que naturalmente o exigem. Isolamento social e falta de busca pelo contato a conchego sincero e familiar.
# Irreconciliáveis – ἄσπονδος (também em Rm 1:31) – implacável, alguém cuja hostilidade não lhe permite trégua. A dominação das batalhas e disputas virtuais e sociais,
# Caluniadores – διάβολος (mais outras 36 vezes no NT, tanto no sentido adjetivo como aqui, como indicando o nome do Acusador: Diabo) – acusador, aquele que promove intriga na esperança de conseguir algum benefício. A culpa é sempre do outro.
# Sem domínio próprio – ἀκρατής (única vez no NT) – incontinente, sem autocontrole, dissoluto, estourado. Uma sociedade que não quer reconhecer seus próprios limites.
# Crueis – ἀνήμερος (única vez no NT) – incivilizado, selvagem, bárbaro, brutal, briguento. A lei da força sobre a razão e bom senso.
# Inimigos do bem – ἀφιλάγαθος (única vez no NT) – alguém que não ama o bem, que prefere o mal. Os valores estão trocados na sociedade.
# Traidores – προδότης (também em Lc 6:16 e At 7:52) – alguém que trai o seu país ou que não cumpre com seu juramento ou palavra. A honra e verdade perderam importância.
# Precipitados – προπετής (também em At 19:36) – atrevido, imprudente, alguém que age sem pensar nas consequências. A valorização do aqui, rápido e urgente em detrimento do perene e eterno.
# Soberbos – τετυφωμένος, particípio perfeito passivo de τυφόομαι (também em 1Tm 3:6 e 6:4) – orgulhar-se, exaltar-se, encher-se com fumaça. Uma sociedade sem consistência em seus reais valores.
# Mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus – φιλήδονος μᾶλλον φιλόθεος (ambos os substantivos só aparecem aqui no NT) – alguém que prefere os prazeres mais que de Deus. Sobressai a cultura da satisfação e do prazer sobre a obediência e amor a Deus.
# Tendo aparência de piedade – ἔχοντες μόρφωσιν εὐσεβείας (a expressão completa só aparece aqui, o termo isolado para ‘aparência’ também em Rm 2:20) – alguém com reverência ou piedade aparente, apenas na forma mas sem conteúdo. O cinismo da hipocrisia do politicamente correto que disfarça um coração e atitude preconceituosa e vil.
# Mas negando-se ao poder – τὴν δὲ δύναμιν αὐτῆς ἠρνημένος – aqui, particípio perfeito médio de ἀρνέομαι (como verbo ou particípio, também aparece outras 31 vezes no NT) – alguém que se dispõe a pôr em prática uma mentira, uma negação prática. Anarquia prática, quando as regras básicas de autoridade são desconsideradas.

Diante disso tudo, a ordem é direta: Afaste-se desses também. Aqui não é nosso lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário