terça-feira, 23 de janeiro de 2018

DEUS FORTE


Conheço a música Deus Forte de Kleber Lucas já faz algum tempo, e continuo cantando com vibração e convicção.  Ela é uma boa declaração sobre quem é o Deus que a si mesmo revelou, a ele adoramos e diante do qual nos prostramos.
Mas, verdade seja dita, o repertório de língua hebraica que foi distribuído ao longo da canção é impressionante!
Então, para ajudar na compreensão dos atributos divinos listados, aí vai uma relação em resumo do que cantamos nesta música:

♫ Deus forte começando pelo título: é um dos nomes pelos quais o menino que haveria de nascer seria chamado em Is 9:6.

El-Shaddaido hebraico אל־שדי.  O Deus Todo-Poderoso.  Com tal atributo Deus se apresentou a Abrão em Gn 17:1.  Assim Jesus se apresenta na Revelação – leia Ap 1:8.

Adonaiformada a partir do hebraico אדון acrescido do pronome pessoal, daí: אדוני – meu Senhor.  Tido como expressão de respeito e reverência em relação (ou em substituição) ao nome de Deus – veja por exemplo em Ex 15:17 e 23:17.

♫ Maravilhoso Conselheirotambém no texto profético de Is 9:6.

♫ Príncipe da Pazsequência do mesmo texto profético de Is 9:6.

Yeshuaé uma forma hebraica do nome de Jesus (ישועה – também do patriarca Josué – Nm 13:16).  A partir do verbo ישע – salvar, ajudar.

Hamashia no hebraico המשיח (precedido de artigo): o ungido, o Messias, o Cristo.  O Sl 2 usa este termo para se referir ao enviado de Deus (leia também o Sl 20:6 e Dn 9:25).

♫ Emanuelnome que o anjo apresentou a José quando do nascimento de Jesus – confira Mt 1:23.  A forma grega (Ἐμμανουήλ) vem do hebraico significando: Deus conosco – em Is 7:14 (אל עמנו).

♫ Pastor de Israel o Sl 80 é uma oração ao Pastor de Israel.  Sobre o tema do pastoreio do Senhor, leia o Sl 23:1 e Jo 10:11.

♫ Guarda de Siãoembora essa expressão literal eu não encontre nas páginas bíblicas, o seu conteúdo é fácil de ser percebido.  O Sl 121:4 fala do guarda de Israel e o 127:1 reconhece que o Senhor é quem vigia a cidade.

♫ Estrela da Manhão próprio Jesus se apresenta como a resplandecente Estrela da Manhã em Ap 22:16.

Jirêhdepois do episódio do sacrifício de seu filho, Abraão nomeou o lugar da prova como Javé Jirêh – em hebraico יהוה יראה – o Senhor que providencia (Gn 22:14).

Shalomquando da vitória de Gideão frente aos midianitas, ele edificou um altar a Javé Shalom – em hebraico שלום יהוה – o Senhor é paz  (Jz 6:14).

Shamaho profeta Ezequiel encerra sua profecia confirmando a presença do Senhor na cidade restaurada: ela se chamará Javé Shamah – no hebraico שמה יהוה – o Senhor está aqui (Ez 48:35).

El ElionMelquisedeque é apresentado em Gn 14:18 como sacerdote do El Elion – o Deus Altíssimo (em hebraico עליון אל) e em seu nome abençoa Abrão.  Expressão similar pode ser encontrada no Sl 7:17.

Jeovahexpressão formada a partir do tetragrama sagrado que indica o nome santo e pessoal de Deus – יהוה (YHWH).

Rafa diante das águas amargas no êxodo, o Senhor prometeu que não traria nenhuma doença para os fieis filhos de Israel, pois ele é o Javé Rafa – em hebraico יהוה רפאך – o Senhor que cura (Ex 15:26).

Tsadiknua promessa de renovo feita por Deus a Israel é garantida pelo Javé Tsadiknu – em hebraico יהוה צדקנו – o Senhor é nossa justiça (Jr 23:6)   

Yahwehtambém expressão formada a partir do tetragrama sagrado que indica o nome santo e pessoal de Deus – יהוה (YHWH).  Aqui adequadamente compondo um termo único como visto no já citado Jr 23:6.

Elohimem hebraico: אלהים – Deus.  Assim, numa forma majestática e respeitosa.  O Deus criador e sustentador do universo (como em Gn 1:1).  O Deus acima de todos os deuses (em Dt 10:17).

♫ Meu Deus tudo governa – ao toque da sétima trombeta, as infindáveis vozes celestes cantarão triunfantes:

O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo,
e ele reinará para todo sempre.
(Ap 11:15)


2 comentários:

  1. Pr Jabes Filho, obrigado pela aula de hebraico ministrada através da riqueza de expressões acerca de Deus,traduzido do hebraico, na música "Deus Forte", que nos trouxe tanta inspiração e encorajamento, enquanto aqui na terra no dia a dia da nossa caminhada cristã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, querido, poder compartilhar um pouco de nossa fé e convicção no Deus que tudo governa.
      A ele seja glória para todo sempre.
      Abr

      Excluir