terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A cronologia do profeta Ezequiel

O livro da profecia de Ezequiel é um dos livros com mais e melhor referências sobre datas que encontramos no Antigo Testamento.  Aqui procurei listar algumas destas datas que aparecem no texto bíblico com a provável equivalência em nosso calendário.




Você pode ler um ensaio sobre o Profeta Ezequiel no livro ENSAIOS TEOLÓGICOS

Disponível no:
Clube de autores
amazon.com

Conheça também outros livros:
TU ÉS DIGNO – Uma leitura de Apocalipse
DE ADÃO ATÉ HOJE – Um estudo do Culto Cristão
PARÁBOLA DAS COISAS

7 comentários:

  1. Seria interessante ver outra tabela, com os capítulos citados pela ordem cronológica.
    A que contagem se refere o versículo 1 do Capítulo 1, já que o versículo 2 se refere aos acontecimentos referentes à Jerusalém?

    ResponderExcluir
  2. De novo, eu! Paz, amado em Cristo! Creio importante checar os versículos referentes ao capítulo 29.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela observação.
      Realmente a citação do Oráculo contra Faraó em 07/01/587 a.C. está em Ez 29:1 e a profecia sobre Tiro e Egito no verso 17 do mesmo capítulo.

      Excluir
    2. paz irmao eu gostaria de saber se cap 5 de ezequiel esta em ordem cronologica.ele fala de cerco mais e que israel sera levada cativo mas o contexto de ezequiel ja nao e no cativeiro

      Excluir
  3. Li ezequiel 1:1 q diz q ele estava na babilônia, mas já confundiu minha mente quando li ezequiel 12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Livro da profecia de Ezequiel é realmente um dos textos com melhor referência de datas que temos no AT. Quanto às duas citações, é bom considerar: o profeta quando iniciou seu ministério já estava no exílio (conforme Ez 1:1), e quando ele recebe a palavra do capítulo 12 essa é para ele uma ação simbólica que confirma o contexto. Ele está no meio da casa rebelde (verso 2) no exílio mas ainda há judeus vivendo em Jerusalém (esses só seriam deportados quase uma década depois) e com a saída simbólica dos muros da cidade para ele foi levado, representaria a saída final dos derrotados de Judá.

      Excluir