sexta-feira, 2 de março de 2012

CELEBRAMOS A CEIA DO SENHOR


Quando celebramos a Ceia do Senhor, celebramos a obra salvífica de Cristo na cruz do Calvário e o resultado desta em nossas vidas.  Assim quando estamos diante dos elementos da Ceia o que temos é um memorial daquilo que Cristo já realizou e que hoje podemos experimentar pela fé, sabendo que o poder da graça está no Senhor e não nos elementos em si.
A Ceia do Senhor, por ser um memorial, deve sempre fazer aflorar em nossas lembranças aquilo que éramos, o que aconteceu conosco através de Jesus Cristo, o que agora somos e o que nos aguarda o futuro. 
Em Jo 8:34 é dito que quem comete pecado é escravo do pecado.  Na nossa condição inicial, nós éramos pecadores, escravos do pecado, e por isto mesmo sem opção no mundo.  Estávamos implacavelmente condenados a uma separação eterna das bênçãos divinas por conta daquele que nos sujeitou (confira Rm 8:20).  Mas em Cl 1:13 nós lemos que Deus em Cristo “nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado”.  Na Ceia do Senhor nós celebramos a certeza de que já não estamos debaixo do poder das trevas que nos escravizava, mas fomos resgatados e levados para ser cidadãos do Reino de Deus.
Na Ceia do Senhor está a convicção de que agora podemos estar livremente na presença de Deus, desfrutando de suas benesses, pois é o próprio Cristo quem nos afirmou: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer” (Jo 15:15). Hoje tomamos os elementos da Ceia do Senhor não como quem espera receber uma bênção especial a partir deles, mas como quem já desfruta no tempo presente das alegrias de ser considerado amigo de Deus e por isto mesmo pode seguir vivendo nesta certeza, esperando que do futuro Cristo haverá de completar a sua obra resgatando-nos completamente.
Celebremo-lo nesta esperança.

2 comentários:

  1. Entendo a importância da ceia pastor e por isso, muitas vezes por não julgar estar em comunhão com Deus, com a minha igreja, ou até seja lá comigo mesmo, acabo não participando efetivamente da ceia: Recebendo o pão e o vinho. Claro, essa é uma posição pessoal, mas a questão é: quais os ônus e ou os bonus dessa atitude.

    paz e bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido,
      A Ceia do Senhor é uma celebração. É momento de alegria respeitosa e honrosa quando nos apresentamos diante de Deus para louvá-lo pela obra de Cristo na Cruz. Isso exige um auto-exame que deve nos preparar para tão santa cerimônia, mas também é uma oportunidade que o próprio Senhor nos dá de corrigir nossos passos para desfrutar de tão sublime adoração.
      Um abraço.

      Excluir