sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Doenças da Alma – ANEMIA


Há ainda uma doença da alma que deve requerer toda a nossa atenção e cuidado: a anemia.  E em nosso caso, tal cuidado e atenção é mais que justificável, uma vez que é um mal relacionado ao sangue – e não tem desvincular o sangue de nossa vida e fé!
Mas eu volto já ao sangue.  Por ora é preciso dar a palavra aos especialistas para que entendamos melhor do que se trata a anemia. 
De acordo com o Hemocentro da Unicamp, o termo anemia indica qualquer doença em que há uma redução da massa (ou quantidade) total de glóbulos vermelhos em um indivíduo.
E aqui está a maior problemática da anemia, como os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte do oxigênio para os tecidos, esta redução leva a uma menor liberação de oxigênio para todos os órgãos.
Em resumo: quando falta sangue – ou qualidade a ele – a vida corre risco.  E isso pode acontecer de tal maneira lenta ao longo da vida, que nem sentimos que já estamos morrendo, tentando se adaptar à vida rala, fraca e pobre de nutrientes e oxigênio.
Então, voltemos ao sangue.  No Livro da Lei nós lemos claramente que a vida da carne está no sangue (em Lv 17:11).  Só que com a Nova Aliança feita no Calvário, o sangue passou a ter para nós uma dimensão espiritual bem mais significativa.  Assim, a anemia da alma é muito mais grave e traz prejuízos mais danosos que a carência de glóbulos no sangue que irriga a carne.
É o sangue do Calvário que unicamente nos outorga vida.  Fomos perdoados, resgatados, remidos, salvos pelo sangue do Cordeiro pascal.  E se acha que é exagero, lembre o que diz a visão do Apocalipse: Bem-aventurados todos os que lavam as suas roupas no sangue do Cordeiro, e assim ganham o direito à árvore da vida, e podem adentrar na Cidade através de seus portais (Ap 22:14).
Na linguagem simbólica da profecia está a afirmação de que somente pelo sangue do Cordeiro é que poderemos adentrar nos portais eternos.
Agora, note a terrível complicação que é quando um cristão passa a ter anemia espiritual e já não lhe corre nas veias espirituais o sangue do Cordeiro na quantidade ou na forma adequada!
É claro que não vou questionar aqui a qualidade do sangue que recebemos diretamente da fonte sagrada, mas quando nossa dieta alimentar espiritual não está adequada ou há ferimentos em nossa alma que estão deixando o precioso sangue escorrer, então toda a nossa vida espiritual está correndo sérios riscos.
Que fazer então? É o próprio Jesus que dá a indicação ao se oferecer única e eternamente por nós: quem beber o meu sangue tem a vida eterna (Jo 6:54).  Para ter saúde e vida espiritual é preciso vencer a anemia da alma.  E no memorial da Ceia do Senhor relembramos e celebramos a transfusão espiritual que recebemos como resultado da graça infinita.
Bebem dele todos vocês.  Isso é o meu sangue da aliança (Mt 25:26-27).
Vou insistir no sentido memorial e simbólico da Ceia – assim como já fiz com o Apocalipse.  A vida não está no vinho, nem há sacralidade nele que me cure da anemia da alma.  Mas ele atiça meu senso espiritual de dependência daquele que me comprou pelo preço de seu sangue (devo citar aqui Ap 5:9).
Sem o sangue do Cordeiro correndo em minhas veias espirituais o que me resta é anemia e falta de oxigenação e nutrientes em todos os órgãos e tecidos que compõem minha vida espiritual.  E aos poucos vou até me acostumando a essa vida espiritual raquítica – mas realmente vou definhando até que já não reste mais vida em mim.
Mas o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado (palavras de 1Jo 1:7).  É esta purificação – transfusão – que eu celebro solene e alegremente na Ceia que me garante saúde e vida espiritual nutrida e saudável.

2 comentários:

  1. Muito bom...
    Deus continue lhe abençoando e orientando meu valioso irmão e amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querido.
      A glória pertence a Cristo que com seu sangue nos dá vida.
      Abr

      Excluir