sexta-feira, 6 de setembro de 2019

A PRIMEIRA PEDRA




A pedra é uma coisa bastante citada nas páginas bíblicas. Tanto de maneira literal como figurada. Tanto se referindo a pequenos pedregulhos como a grandes rochas. Eu mesmo já comentei e refleti algumas vezes sobre esta coisa.
Gostaria hoje de retomar o tema da pedra. Agora no episódio citado em Jo 8:1-11.
Na narrativa, Jesus está assentado na porta do templo ensinando ao povo quando os mestres da lei e os fariseus trazem uma mulher apanhada em pecado e a apresentam a Jesus na intenção de apedrejá-la (tomaram como base Dt 22:20-22).
Pelo entendido da narração, eles já chegaram com as pedras nas mãos prontos para atirarem naquela mulher – ou talvez no próprio Jesus!
Diante da situação, o Mestre se cala e, como os acusadores insistiam, ele dá seguimento ao caso. Então o episódio oferece a oportunidade de refletir sobre as pedras que aqueles homens traziam nas mãos.
Entendo que, pelo menos, três realidades Jesus enxergou nas pedras que demonstraram a verdade por trás do fato.
Em primeiro lugar aquelas pedras demonstravam a falta de compaixão dos fariseus. No verso cinco eles citam a Lei de Moisés, até aí parece certo. Mas os olhos frios da Lei não podem ser usados com o intuito de destruir vidas: não foi esta a intenção divina, a joia preciosa da criação é o ser humano e não a Lei (Jesus insiste nisso em Mc 2:27).
O verso seis observa que havia intenções escusas por trás daquele gesto. As pedras nas mãos indicavam que uma atitude de dissimulação. Agindo assim de modo sorrateiro ele não poderiam atuar como juízes da Lei de Deus – nem sequer comparecer diante de sua face (considere Sl 24:3-4).
E ainda nos versos sete e nove o evangelista atesta que as pedras eram a prova de uma atitude arrogante e presunçosa que já beirava a hipocrisia. Todos tinham pecados, mas, mesmo assim, queriam apedrejar aquela mulher (leia o comentário de Jesus em Lc 6:41-42).
Hoje estamos com as nossas primeiras pedras em nossas mãos: Que elas demonstrarão? Que significado terão? O que Jesus verá? Que faremos com as primeiras pedras?




Nenhum comentário:

Postar um comentário