terça-feira, 24 de setembro de 2019

NADA VAI SEPARAR – primeira lista


Recentemente, numa reflexão eu fui levado a concluir que, por estarmos unidos a Cristo, somos mais que vencedores.  Não é apenas uma vitória simples; é a conquista completa que nos está reservada, afinal, a morte foi destruída pela vitória (leia toda a reflexão aqui).  Ali eu tomei como base as afirmações de Paulo escritas aos Romanos (no capítulo oito).

Revendo o texto, é fácil notar duas listas de situações que aparentemente poderiam nos separar do amor de Cristo.  Resolvi então atentar com um pouco de cuidado para cada uma das situações citadas pelo apóstolo.

Deixe-me compartilhar um pouco do que descobri.



→ Primeira lista (verso 35):

# Tribulação (θλῖψις) – segundo Strong: perseguição, aflição, angústia, tribulação.  Da mesma raiz do verbo oprimir, pressionar.  Jesus disse que o mundo nos empurraria para baixo mas que no fim a vitória chegaria (confira Jo 16:33).

# Angústia (στενοχωρία) – no léxico: aflição, dificuldade, problema.  A palavra grega relaciona o sentido desta expressão com a sensação de falta de espaço, sufocamento, confinamento.  O próprio Paulo afirma que a angústia sofrida por amor de Cristo pode motivar alegria e força (em 2Co 12:10).

# Perseguição (διωγμός) – estritamente no dicionário se diz de uma perseguição por motivos religiosos ou morais.  O mesmo Paulo afirma que há glória diante da igreja quando ela mantém a fé mesmo diante das perseguições (em 2Ts 1:4).

# Fome (λιμός) – mais do que apenas uma falta momentânea de alimento, o sentido é de muita fome devido à falta de comida em uma área, daí também carestia.  Lucas assim se refere ao período de escassez vivido em Israel quando o profeta Elias foi à viúva de Serepta e fez seu azeite multiplicar milagrosamente (leia em Lc 4:25).

# Nudez (γυμνότης) – tanto num sentido de absolutamente nu (como em Mc 14:52) como se referindo a alguém pobremente vestido (como em Tg 2:15).  Escrevendo à rica Igreja de Laodiceia, o Amém aconselha a comprar dele mesmo roupas brancas para que se cubra a sua nudez (em Ap 3:18).

# Perigo (κίνδυνος) – Strong se refere a risco, e o sítio wiktionary.org fala de qualquer possibilidade de perda ou dano (vida ou propriedade).  Apresentando seu currículo missionário aos coríntios, Paulo diz que viveu sempre diante de perigos, mas foi nessa situação que ele entendeu seu ministério (acompanhe a lista em 2Co 11:23-30).

# Espada (μάχαιρα) – o termo remete a um sabre ou adaga usada para duelo e que provoca uma morte cruel e violenta.  O autor aos Hebreus diz que vários herois do passado vivenciaram poder escapar do fio da espada pela fé (em Hb 11:34).



Antes que lista fique grande demais, vou limitar a relação aqui ao verso 35.  Ainda há mais empecilhos que tentam nos separar do amor de Deus em Cristo, e Paulo continua listando nos versos 38 e 39 a seguir.

Veja no próximo post a segunda lista (link aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário