terça-feira, 1 de outubro de 2019

NADA VAI SEPARAR – segunda lista


Depois de ter analisado as circunstâncias que o apóstolo Paulo listou daquilo que tenta nos separar do amor de Cristo (reveja a primeira lista aqui - link).  Retomo agora a relação apostólica apresentada no capítulo oito da Carta aos Romanos.

→ Segunda lista (agora os versos 38 e 39):
# Morte (θάνατος) – os gregos usavam este termo para se referir ao fim ou destino tanto da vida físico-biológica como espiritual-moral.  Mas sempre haverá a certa esperança de que a morte já foi tragada pela vitória da Cruz (o mesmo Paulo em 1Co 15:54).
# Vida (ζωή) – no dicionário da língua grega a definição deste termo é o tempo de vida de um organismo e, em particular, um ser humano (do nascimento até a morte ou outro ponto do tempo).  Que é a vossa vida?  É a pergunta retórica que Tiago faz para nos alertar sobre a necessidade de dependência de Deus em todo e cada plano de nossa existência (atente para Tg 4:14).
# Anjo (ἄγγελος) – Strong define esta palavra como um termo técnico significando, nas páginas da Bíblia, um mensageiro, geralmente um mensageiro (sobrenatural) de Deus, um anjo, transmitindo notícias ou ordens de Deus para os homens.  Nossa fé deve se basear na certeza de que Cristo está sentado no trono e que ele – somente ele – haverá de pisar em seus inimigos como estrado dos seus pés e que os anjos nada são que espíritos ministradores (conforme Hb 1:5-14).
# Principado (ἀρχή) – literalmente, de acordo com o dicionário: o princípio, o começo, o inicio, daí: aquele que é – ou se pretende – antes dos demais, acima de tudo, acima de tudo.  Também é na Cruz que temos a garantia de que todo principado já foi subjugado (confira em Cl 2:15).
# Coisas do presente (ἐνίστημι – aqui, particípio perfeito) – na raiz da palavra: colocar em.  Assim: aquilo que está aí, diante de.  Mais uma vez a Cruz.  Nossa garantia está em que Cristo se entregou a si mesmo para que não mais estivéssemos sob o poder deste tempo presente (declarado em Gl 1:4).
# Porvir (μέλλω) – o dicionário diz: o que está por vir: o que vai acontecer.  Ao ordenar que o vidente João escrevesse o Apocalipse, Aquele que vive pelos séculos dos séculos assumiu que as coisas que ainda hão acontecer, o porvir, estão sob seu controle absoluto (leia Ap 1:18-19).
# Poder (δύναμις) – esta palavra tanto pode implicar poder e força como habilidade e capacidade.  Os poderes deste mundo até simulam ser divinos e grandiosos, mas na verdade não passam de ilusão (como foi o caso de Simão em At 8:10-11).
# Altura (ὕψωμα) – o grego moderno usa esta palavra para indicar uma colina ou área de maior elevação.  Paulo escrevendo aos coríntios usa em sentido figurado apontando que nossas armas espirituais combatem toda altivez contra o conhecimento de Deus (em 2Co 10:4-5).
# Profundidade (βάθος) – propriamente, profundeza, ou mais: o que vai além da superfície.  Mesmo a mais profunda pobreza não é capaz de nos impedir de vivenciar o amor de Deus e compartilhar a sua misericórdia (veja o caso dos irmãos da Macedônia que mostraram generosidade – citado em 2Co 8:2).
# Qualquer outra criatura (τις κτίσις ἑτέρα) – o fraseado expressa a ideia do conjunto da criação, ou seja, qualquer outra coisa criada, mesmo alguma que não tenha sido citada.  Paulo resume assim, não dando margem para que nada fique fora de sua lista.

Então, voltando um pouco a leitura no capítulo oito, eu posso ter por certo que nada pode me separar do amor Cristo porque, embora toda a criação esteja sujeita à vaidade ainda hoje, mas na revelação dos filhos de Deus, no grande dia, todas estas forças e circunstancias estarão redimidas do cativeiro da corrupção e em nós se revelará a glória dos filhos de Deus (leia Rm 8:18-25)
Sim.  Nada vai nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.  Aleluia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário