sexta-feira, 30 de maio de 2014

QUEM É DEUS ACIMA DO SENHOR? – 1ª parte

Por circunstâncias variadas, nestes últimos dias tenho voltado meus pensamentos para o tema de batalha espiritual e da luta que todo cristão tem que travar diariamente para se manter íntegro e continuar em busca do prêmio e vitória (veja como Paulo fala sobre isso em Fl 3:14). 
Em cada um destes momentos, foi-me renovada a certeza que mais importante que entender e conhecer o inimigo e suas táticas é imprescindível saber quem é o Deus, afinal o Senhor é infinitamente superior a qualquer um que se levante contra ele (não se esqueça de 1Jo 4:4).  Ou seja, acredito que muitas vezes venho a sofrer derrotas e revezes transitórios em minha luta cristã apenas por não conhecer quem é que vai à minha frente.
Pensando nisso, gostaria de iniciar hoje uma pequena série de reflexão sobre quem é Deus, e como posso encarar a luta com tranquilidade.  Para isso vou tomar como base o Salmo 18 nos versos 31 a 34: Quem é Deus acima do Senhor?  Se eu souber exatamente quem é o comandante que vai à minha frente e confiar plenamente em sua capacidade e comando, com certeza vou enfrentar a batalha com mais segurança e ousadia.
Deus é a Rocha.  Tanto no AT quanto no NT esta verdade é repetida incansáveis vezes: Isaías se refere ao Senhor como a Rocha de Israel (veja Is 30:29) e Pedro citando o profeta apresenta Jesus como a Rocha angular (veja 1Pe 2:6-8).
Quando estou em meio às batalhas de vida cristã tenho que saber que o meu Deus é uma Rocha Eterna (expressão de Is 26:4).  Isso significa em primeiro lugar que ele é inabalável e traz para mim o sentido de estabilidade, confiabilidade e fidelidade absoluta.
Sobre esta rocha firme, deixe-me ver o que a Palavra de Deus nos diz.  Em Ml 3:6 o próprio Senhor declara que é vivo e não muda.  Posso confiar com toda segurança que aquilo que ele foi no passado continua sendo hoje (veja também Ap 1:8).  E Tiago vai além afirmando que nele não há sequer sombra de variação (confira em Tg 1:17).
Outro texto é o Sl 40.  Com toda convicção, Davi afirma que quando seus pés vacilaram no meio de um charco de lodo, o Senhor o colocou sobre uma rocha e lhe firmou os passos.  A Rocha firme que é o Senhor é quem me firma a caminhada para que não venha a vacilar em nenhum momento.  Também é bom citar que Judas nos instrui a glorificar àquele que é poderoso para nos guardar de tropeçar (no verso 24).
Olhando o nosso general de guerra, o Senhor dos Exércitos, como uma rocha, também posso saber que ele é o alicerce sobre o qual devo construir minha vida com segurança.  E me vem à lembrança a parábola das duas casas (citada no final do Sermão do Monte em Mt 7:24-29).  Quando estou firmado na Rocha Eterna, podem vir todas as tempestades, as ciladas e investidas do Maligno, a mais terrível e cruenta batalha espiritual que minha vida jamais será abalada.
Este é o Deus em quem deposito toda a minha confiança e obediência durante as lutas desta vida, e por que ele é uma rocha e alicerce firme e inabalável, sei que vou sair vencedor e triunfante para a glória dele.

(Publiquei esta reflexão pela primeira vez na página ibsolnascente.blogspot.com em 04/06/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário