terça-feira, 21 de novembro de 2023

APTIDÃO E PASTORADO

 

Para responder sua questão, eu preciso fazer algumas considerações:

 

Primeiro – a escolha e vocação para o ministério na igreja é da exclusiva competência de Cristo, o Cabeça e dono da igreja (considere Jo 15:16).  Os critérios são dele e ninguém está, por si só, apto para exercer (lembre Rm 3:10).  Ou seja, ELE escolhe quem quer e então ELE mesmo é quem capacita e torna apto.

Segundo – os pecados do passado não definem nosso futuro (independente do tempo).  O perdão que Cristo oferece, a partir do seu sacrifício da cruz, é completo e final (alinhe Cl 2:13-14 e Mq 7:18-19).  Havendo arrependimento e confissão: há perdão verdadeiro em Cristo (importante 1Jo 1:9).

Terceiro – sei que existe o problema do escândalo (e isso é grave!). Há advertências nessa área e Jesus levou muito a sério o cuidado com os pequeninos (leia Mt 18:6-9).  Então qualquer decisão espiritual e ética tem que considerar esse aspecto.  Mas, insisto, a decisão final é sempre da competência do Senhor da igreja.

Quarto – aqui eu lhe apresento apenas uma breve reflexão bíblica e teológica do assunto e não um posicionamento inflexível e cabal sobre questões pontuais.  Essas precisariam ser analisadas de modo individual e peculiar.

 

Foi bom você consultar – esse é sempre um bom caminho (e é bíblico – Pv 11:14).  Você começou acertando.  Meu conselho é que insista em colocar o problema diante do Altíssimo que ELE vai dar o direcionamento correto.  E se quiser conversar mais, estamos à disposição.

 

Aproveitando: aí vão três links que podem ajudar a pensar no tema:

 

Sobre ministério pastoral – respostas sobre minha visão e chamado para o ministério pastoral – link

 

Pecado lavado – reflexão sobre a dádiva do perdão ofertado por Cristo na cruz – link

 

Como entender Mt 18:10 – a partir de um questionamento, uma análise da figura folclórica do “anjo da guarda” e a verdade do cuidado com os pequeninos – link

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário