sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PECADO LAVADO

O tema do pecado não é um dos mais populares hoje em dia.  O mundo moderno pouco espaço tem deixado para sua percepção.  Até nossos púlpitos têm evitado usá-lo com referência.  É bem verdade que pecado não é assunto para as ciências humanas ou sociais; também nada tem a ver com leis ou política.
Contudo, é impossível se falar em cristianismo verdadeiro e vida cristã autêntica sem que se faça referência à realidade do pecado na vida humana.  Sua citação é bíblica e o cuidado em relação a ele – bem como as responsabilidades de suas consequências – não podem ser ignorados por homens e mulheres que querem seguir o modelo de Cristo.
Então, para refletir sobre o tema do pecado, vamos fazer algumas citações tiradas do Novo Testamento.  Acompanhe a sequência do pensamento bíblico:
Primeiro: Paulo afirma que todos os seres humanos são pecadores (leia Rm 3:23 e 5:12).  A verdade é que na doutrina bíblica há uma verdadeira generalização: Deus olhou para sua criação e encerrou todos debaixo do pecado e sujeitos às suas circunstâncias.  Não há um justo sequer.  E, por conta disso, todos nós carecemos da graça divina já que estamos desgarrados dela (leia mais Is 53:6).
Segundo: o pecado cobra o seu preço – e este é a morte (ainda é Paulo em Rm 6:23).  Sendo verdade que todos pecaram, então sobre todos nós pesa a dívida eterna pela rebelião espiritual.  Por sermos responsáveis pelo abandono do direcionamento divino em nossas vidas, então devemos também assumir os desdobramentos desta decisão (volte aos profetas antigos, agora Ez 18:3).
Terceiro: de acordo com a verdade bíblica, o pecado exige remissão através de sangue derramado (dito explicitamente em Hb 9:22).  Não há outra possibilidade de se livrar do pecado e suas penas senão por meio de sangue.  Se o pecado nos afasta de Deus, a única maneira de retomar o contato é vertendo sangue – isso também é lei natural criada eternamente por Deus (o sangue do cordeiro pascal aspergido em Êx 12:21-23 é uma boa ilustração desta verdade).
Antes de prosseguir, deixe reafirmar uma verdade gloriosa: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Rm 5:8).
Quarto: há no sangue de Cristo poder suficiente para nos perdoar e purificar de todo pecado (a declaração é de João em 1Jo 1:9).  Na cruz do Calvário Jesus tanto pagou nossa dívida para com Deus como garantiu a remoção completa de nossos pecados (veja o que a fidelidade divina nos outorga segundo Mq 7:19).
Quinto: os que são lavados neste sangue herdam a vida eterna (foi o que João viu em Ap 7:17 e 22:14).  A promessa é garantida para todo aquele que teve seu pecado lavado – seu coração restaurado – no sangue precioso: habitará nas moradas eternas.  Não há outro caminho (Pv 28:13 reafirma esta certeza).
O tema do pecado pode não ser popular, mas é inevitável.  Pode não ser científico, mas é um problema espiritual.  Que nos lavemos neste sangue então para que nos livremos dele e de suas consequências.  Para a glória do Cordeiro (termine cantando como em Ap 5:9).

(Texto publicado originalmente em 15/05/2009 – http://ibsolnascente.blogspot.com.br)

2 comentários:

  1. Muito oportuno. Muda a nossa condição para pecadores salvos. O sangue tem poder para nossa santificação.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A glória seja a Deus porque pelo sangue de seu filho foi refritos em Cristo, totalmente lavados de nossos pecados e imundícies.
      Abs

      Excluir