sexta-feira, 5 de maio de 2023

MAIO LARANJA – porque Deus ama nossas crianças


 

Já temos como certa a tradição de marcar o mês de maio como o mês da família – e em especial o segundo domingo como o Dia das Mães.

E na disposição colorida que temos emprestado ao nosso calendário, esse mês desde o ano 2000 é o MAIO LARANJA, em referência ao dia 18 de maio como o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

 

Segundo a Agência Brasil: A data instituída pela Lei Federal 9.970/00 é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.  Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.  Ela tinha oito anos de idade, quando foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime até hoje está impune (fonte: agenciabrasil.ebc.com.br).

 

Nessa publicação breve quero apenas me somar na defesa de nossas crianças e adolescentes brasileiras, lembrando de algumas passagens bíblicas sobre o tema:

 

Preste atenção: nem [pense] em desprezar sequer um destes pequeninos
 (
Mt 18:10).

 

Ensine a criança a tomar decisões e, mesmo quando crescer, ela saberá fazê-las
(Pv 22:6)

 

Deixem as crianças vir a mim.  Não as impeçam.  O Reino dos céus pertence aos que se parecem com elas (Mt 19:14)

 

As suas ruas ficarão cheias de meninos e meninas que nelas brincarão
(
Zc 8:5)

 

Quem recebe uma criança em meu nome, a mim me recebe
(Mc 9:36)

 

Javé, nosso Senhor, como é nobre o teu nome sobre a terra toda!
Tu que puseste tua imponência acima dos céus.
A partir de bocas infantis e daquelas que ainda amamentam comandaste a força.
(
Sl 8:1-2)

 

#  Sobre a atenção e o cuidado em relação as crianças – como grupo mais vulnerável e frágil na comunidade – eu fiz a seguinte afirmação (sugiro ler todo a análise sobre Mt 18:10 no artigo: SOBRE OS ANJOS DA GUARDA no link seguinte: Escrevinhando):

 

O que fica em destaque nestas passagens é cuidado zeloso por aqueles que mais precisam: crianças, pupilos e ovelhas.  Deus se importa que eles.

 

# Sobre a disciplina como um ato de amor na formação das nossas crianças, em 2016 eu comentei o tema respondendo a um questionamento a cerca a vara com a seguinte conclusão (pode ler todo o artigo sobre A VARA E A DISCIPLINA no link seguinte: Escrevinhando):

 

Ora se o objetivo primário motivado pelo amor pastoral é trazer a ovelha para o redil, então trazer dor física, moral ou espiritual e deixar sequelas está completamente fora de questão – seria um contrassenso!

 

Que Deus abençoe nossas crianças.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário