terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Intercessão de Jesus – ORAÇÃO PELOS DISCÍPULOS

 


 

Depois da primeira ênfase na oração, Jesus passou a interceder pelo grupo de discípulos mais achegados a ele.  Ele tinha convivido com aqueles homens durante os três anos de seu ministério e agora estava partindo.  Era preciso pedir em especial por eles.

Enquanto os discípulos poderam contar com a presença física de Jesus entre eles, estavam amparados (confira Jo 17:12).  Só que este tempo estava se findando.  Então, para que a alegria de Cristo estivesse completa – como ele mesmo diz –, ele pediu basicamente três coisas em relação àquele grupo:

Primeiro.  Mantenha-os unidos (v. 11).  Somente na força do amor que brotasse da união entre eles é que poderiam enfrentar e vencer os embates que viriam pela frente.

Sobre esta união e fraternidade, Jesus já tinha sido bastante enfático.  Mas ele sabia que o amor entre os cristãos não pode ser algo resultado do simples esforço humano – é sobrenatural e ação divina.

Segundo.  Guarda-os (v.  15).  Por viverem fisicamente em meio a um mundo hostil, aqueles discípulos precisavam ser guardados do mal.

O mesmo mundo que tinha se voltado contra Jesus, agora se voltaria contra seus seguidores, então, somente pelo poder de Deus é que eles poderiam enfrentar e vencer o mundo.

Terceiro.  Santifica-os (v.  17).  Isto foi o que Jesus se empenhou em fazer durante todo o seu ministério, agora o Pai completaria a obra.

Para Jesus Cristo, santidade não era apenas um conjunto de regras ou atitudes a serem seguidas.  Era o conhecimento da verdade que conduz a salvação.  Somente a graça e ação divina proporcionam uma santidade assim.


Leia mais sobre a "Oração Sacerdotal de Jesus" em suas ênfases nos seguintes links:

Intercessão de Jesus – introduzindo o temalink

Intercessão de Jesus – ORAÇÃO POR SI MESMOlink

Intercessão de Jesus – ORAÇÃO POR TODOS OS CRENTESlink

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário