Vamos
considerar a questão: o batismo como prática no NT.
Você citou dois textos:
Mt 28:19 onde Jesus comissiona seus discípulos a
fazer outros discípulos para darem continuidade à missão.
E como marca e testemunho, o Mestre estabelece o
batismo.
At 2:38 quando o apóstolo Pedro responde à
multidão sobre o que fazer diante da manifestação do Espírito Santo.
Ele afirma que seria indispensável haver
arrependimento e que isso fosse testemunhado através do batismo.
Quanto a questão da autoridade em nome de
quem se oficiaria o batismo:
Da leitura dos textos, o que parece demonstrar é
que ambos se referem a uma prática comum. Somente que enquanto um o faz de modo mais
extenso, o outro de forma resumida.
Ainda. Os
textos de Mateus e Atos não indicam padrão na prática do batismo. Tudo leva a crer que no tempo do NT (Igreja
Primitiva) eles adotavam tanto as fórmulas trinitárias quanto apenas citando o
Filho, sem que houvesse uma regra explícita para isso.
Mais sobre a prática na Igreja Primitiva: No Didaqué
(um escrito cristão anônimo do final do século I e início do II) está instruído
explicitamente: “batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo em
água corrente” (VII.1).
E para nossa prática hoje?
É importante antes destacar que a nossa fé cristã
reconhece na Doutrina da Trindade que nas três Pessoas Divinas não há distinção
alguma; logo falar no Pai, Filho e Espírito Santo ou citar
apenas o Filho em nada muda a essência.
Ou seja, na prática, realizar o batismo em nome
dos Três ou em nome de Um é mais uma questão litúrgica que
teológica ou doutrinária.
Deixe-me acrescentar Gl 3:27 onde o apóstolo Paulo
afirma que nós – cristãos – fomos revestidos de Cristo, uma vez que nele
fomos batizados.
Importante. O batismo não é sacramento – apenas
ordenança – conforme nós Batistas cremos. Então as falas rituais pouco diferenciam no
seu propósito.
A graça não está nas águas nem nas fórmulas
litúrgicas. A graça está em Cristo.
Não são as palavras ali proferidas que conferem
graça à cerimônia, mas o testemunho daquilo que Jesus (por sua obra vicária e
pela ação do Espírito) já fez na vida do fiel: "o castigo que nos traz a
paz estava sobre ele" (Is 53:5).
Aproveitando, aí vão dois links com textos que já escrevi sobre o tema do batismo:
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