sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

SOBRE A AUTORIDADE NO BATISMO

 


Vamos considerar a questão: o batismo como prática no NT.

 

Você citou dois textos:

 

Mt 28:19 onde Jesus comissiona seus discípulos a fazer outros discípulos para darem continuidade à missão.

E como marca e testemunho, o Mestre estabelece o batismo.

 

At 2:38 quando o apóstolo Pedro responde à multidão sobre o que fazer diante da manifestação do Espírito Santo.

Ele afirma que seria indispensável haver arrependimento e que isso fosse testemunhado através do batismo.

 

Quanto a questão da autoridade em nome de quem se oficiaria o batismo:

 

Da leitura dos textos, o que parece demonstrar é que ambos se referem a uma prática comum.  Somente que enquanto um o faz de modo mais extenso, o outro de forma resumida.

 

Ainda.  Os textos de Mateus e Atos não indicam padrão na prática do batismo.  Tudo leva a crer que no tempo do NT (Igreja Primitiva) eles adotavam tanto as fórmulas trinitárias quanto apenas citando o Filho, sem que houvesse uma regra explícita para isso.

 

Mais sobre a prática na Igreja Primitiva:  No Didaqué (um escrito cristão anônimo do final do século I e início do II) está instruído explicitamente: “batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo em água corrente” (VII.1).

 

E para nossa prática hoje?

 

É importante antes destacar que a nossa fé cristã reconhece na Doutrina da Trindade que nas três Pessoas Divinas não há distinção alguma; logo falar no Pai, Filho e Espírito Santo ou citar apenas o Filho em nada muda a essência.

 

Ou seja, na prática, realizar o batismo em nome dos Três ou em nome de Um é mais uma questão litúrgica que teológica ou doutrinária.

 

Deixe-me acrescentar Gl 3:27 onde o apóstolo Paulo afirma que nós – cristãos – fomos revestidos de Cristo, uma vez que nele fomos batizados.

 

Importante.  O batismo não é sacramento – apenas ordenança – conforme nós Batistas cremos.  Então as falas rituais pouco diferenciam no seu propósito.

A graça não está nas águas nem nas fórmulas litúrgicas.  A graça está em Cristo.

Não são as palavras ali proferidas que conferem graça à cerimônia, mas o testemunho daquilo que Jesus (por sua obra vicária e pela ação do Espírito) já fez na vida do fiel: "o castigo que nos traz a paz estava sobre ele" (Is 53:5).

 

Aproveitando, aí vão dois links com textos que já escrevi sobre o tema do batismo:

INDO E BATIZANDOlink

EU VOS BATIZO EM ÁGUAlink

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário