sexta-feira, 24 de junho de 2022

A PERFEIÇÃO É UM FARDO

 


Lembrei-me de uma citação que Elda me passou certa vez, de um romance que ela estava lendo.  Sabia dela, e não foi difícil ir buscar num arquivo onde estava gravada.

Então, na magia do ctrl C + ctrl V, aí vai a citação:

 

― Durante toda a vida somos atraídas por uma coisa ou por outra – continuou Mary Clement.  ― As tentações mudam, é claro.  Quando se é jovem, é um rapaz bonito.  Depois, doces ou comida.  Ou quando ficamos velhas e cansadas, apenas a oportunidade de dormir mais uma hora pela manhã.  Tantos pequenos desejos e somos tão vulneráveis a eles quanto qualquer um.  Apenas não nos é permitido admitir isso.  Nossos votos nos proíbem.  Usar o véu pode ser uma alegria, dra.  Isles.  Mas a perfeição é um fardo que nenhuma de nós pode suportar.

 

Na verdade, nunca li o livro de onde a citação foi tirada ("O Pecador" de autoria de Tess Gerritsen), mas sei que a Mary Clement – da citação – é uma abadessa.  O que enche de carregamento as palavras!

 

Da primeira vez que ouvi Elda lendo para mim, o que me chamou a atenção foi a constatação de como, no rio da vida, as coisas estão sempre fluindo, mudando para, no fim, dar tudo no mesmo.

 

Agora, relendo, o rio das ideias está indo noutra direção: a perfeição é um fardo!

― Mas como ser perfeito quando a beleza, a doçura ou o conforto me convidam ao desejo?

Ora, ninguém é menos vulnerável aos prazeres e alegrias que quebram a cinzenta austeridade da vida de compromissos e que nos amarram religiosamente ao pesado hábito da perfeição.  Mas mantermos votos cansa.

E o véu – ou o xador – que cobre nossos corpos como mantos sociais nunca desanuvia o anelo da alma.

 

Então o rio das ideias vem banhar outras margens e me pego pensando no homem de Nazaré contemplando belezas, deliciando-se com doçuras e aproveitando do conforto.

E se para a sua fé sisuda isso é heresia, paciência!  Foi ele mesmo quem propôs trocar os votos que proíbem, a dor da atração escondida, os pequenos desejos – trocar o fardo da perfeição insuportável por uma vida leve e descansada.

 


2 comentários:

  1. Vida leve e descansada, certamente é o desejo de todo mortal consciente. Boa meditação, mais uma vez, parabéns pastor Jabes Filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade querida. E uma vida assim só o homem de Nazaré pode nos conceder.
      Abr

      Excluir