Paulo, escrevendo aos Romanos, havia dito que toda a natureza geme por causa do pecado, aguardando o momento de sua redenção, redenção esta que começou primeiro conosco e para a qual aguardamos também ansiosamente quando ela será completada de maneira definitiva (leia toda a passagem de Rm 8:18-25). João agora tem uma visão concreta desta restauração gloriosa. Toda a natureza vibra em adoração por estar diante do trono divino. E esta adoração universal sempre toca os salvos em Cristo, fazendo-os adorar também. Na mesma linha, Davi também já tinha salmodiado afirmando que os céus proclamam a glória de Deus (Sl 19:1).
Como João,
vamos saborear um pouco mais este momento.
Os anciãos deixam sua posição de conforto – sentados no trono – e se
prostram diante daquele que está assentado no trono principal. Não tem como ser tocado e envolvido pela
adoração e continuar inertes. A grandeza
da glória divina nos põe prostrado, de joelhos, quase que tropeçando, e nos
conduz naturalmente – ou sobrenaturalmente – ao reconhecimento de quem, em
verdade, merece nosso louvor: aquele que vive pelos séculos dos séculos.
Os vinte e
quatro anciãos, depositam então suas coroas diante do trono. A figura da coroa é bastante simples, ela
representa a vitória, ou mais especificamente os louros e prêmios pela
vitória. Deixe-me acrescentar algo que
possa nos ajudar a compreender a profundidade desta simples expressão de
Apocalipse. Nos dias clássicos da
Grécia, os torneios atléticos eram um dos mais importantes eventos do
calendário social e religioso, neles os cidadãos competiam em homenagem aos
deuses do Olimpo e os vencedores recebiam como prêmio, além do reconhecimento
popular, a bênção dos seus deuses em forma de uma coroa de louro. Era assim, a maior honraria que um cidadão
grego podia ostentar: a coroa de louro dos deuses olímpicos (Paulo usou desta
mesma ilustração aos coríntios em 1Co 9:24-25).
Nos dias em
que o livro de Apocalipse foi escrito muito do glamour destes eventos já estava
em decadência, mas sua lembrança ainda era bem vívida e, sem dúvida, todos os
primeiros leitores da profecia ainda estavam familiarizados com a ideia. Acrescente a isso as palavras de conforto
ditas por Tiago. Elas se encaixam
perfeitamente ao que nos diz Apocalipse.
Na sua carta, o apóstolo reconhece que feliz é aquele que, tendo passado
por provações, persevera e é aprovado (vence a prova) pois este receberá a
coroa da vida prometida por Deus (confira Tg 1:12 – tanto no grego clássico como
em Tiago e Apocalipse as palavras têm a mesma raiz linguística grega).
(Extraído do livro TU ÉS DIGNO – Uma leitura de Apocalipse. Editora AD
Santos)
Leia todo o livro TU ÉS DIGNO – Uma leitura de Apocalipse. Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus.
Tenho certeza que você vai se apaixonar
por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca
registrada.
Disponível na:
AD Santos Editora
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