sexta-feira, 10 de junho de 2022

APOCALIPSE – Seguem os louvores


 

Paulo, escrevendo aos Romanos, havia dito que toda a natureza geme por causa do pecado, aguardando o momento de sua redenção, redenção esta que começou primeiro conosco e para a qual aguardamos também ansiosamente quando ela será completada de maneira definitiva (leia toda a passagem de Rm 8:18-25).  João agora tem uma visão concreta desta restauração gloriosa.  Toda a natureza vibra em adoração por estar diante do trono divino.  E esta adoração universal sempre toca os salvos em Cristo, fazendo-os adorar também.  Na mesma linha, Davi também já tinha salmodiado afirmando que os céus proclamam a glória de Deus (Sl 19:1).

Como João, vamos saborear um pouco mais este momento.  Os anciãos deixam sua posição de conforto – sentados no trono – e se prostram diante daquele que está assentado no trono principal.  Não tem como ser tocado e envolvido pela adoração e continuar inertes.  A grandeza da glória divina nos põe prostrado, de joelhos, quase que tropeçando, e nos conduz naturalmente – ou sobrenaturalmente – ao reconhecimento de quem, em verdade, merece nosso louvor: aquele que vive pelos séculos dos séculos.

Os vinte e quatro anciãos, depositam então suas coroas diante do trono.  A figura da coroa é bastante simples, ela representa a vitória, ou mais especificamente os louros e prêmios pela vitória.  Deixe-me acrescentar algo que possa nos ajudar a compreender a profundidade desta simples expressão de Apocalipse.  Nos dias clássicos da Grécia, os torneios atléticos eram um dos mais importantes eventos do calendário social e religioso, neles os cidadãos competiam em homenagem aos deuses do Olimpo e os vencedores recebiam como prêmio, além do reconhecimento popular, a bênção dos seus deuses em forma de uma coroa de louro.  Era assim, a maior honraria que um cidadão grego podia ostentar: a coroa de louro dos deuses olímpicos (Paulo usou desta mesma ilustração aos coríntios em 1Co 9:24-25).

Nos dias em que o livro de Apocalipse foi escrito muito do glamour destes eventos já estava em decadência, mas sua lembrança ainda era bem vívida e, sem dúvida, todos os primeiros leitores da profecia ainda estavam familiarizados com a ideia.  Acrescente a isso as palavras de conforto ditas por Tiago.  Elas se encaixam perfeitamente ao que nos diz Apocalipse.  Na sua carta, o apóstolo reconhece que feliz é aquele que, tendo passado por provações, persevera e é aprovado (vence a prova) pois este receberá a coroa da vida prometida por Deus (confira Tg 1:12 – tanto no grego clássico como em Tiago e Apocalipse as palavras têm a mesma raiz linguística grega).

(Extraído do livro TU ÉS DIGNO – Uma leitura de Apocalipse.  Editora AD Santos)

 

 


Leia todo o livro TU ÉS DIGNO – Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus.

Tenho certeza que você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 

Disponível na:
AD Santos Editora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário