sexta-feira, 14 de maio de 2021

A UNÇÃO EM BETÂNIA

 
 


Como fez a cada final de tarde na última semana, Marcos nos diz que Jesus novamente se recolheu em Betânia, desta vez na casa de um certo Simão.  Poucas pessoas estavam ali.  Talvez apenas seus discípulos e os moradores daquela casa.

Foi então que uma mulher se aproximou com um vaso de alabastro contendo perfume e derramou sobre a cabeça de Jesus.  Há muito de significativo nesta narração curta do evangelista. 

A mulher não é identificada – a grandeza estava na atitude dela e não em sua pessoa.  Mas por outro lado o Evangelho detalha que o vaso era feito de alabastro, um mineral duro, e o conteúdo era de puro nardo, uma especiaria cara para perfumes.

A sequência das ações foi a seguinte: a mulher quebrou o vaso, derramou o seu conteúdo sobre Jesus e os discípulos que observavam tudo se indignaram com aquela atitude.  A desculpa seria que aquele unguento poderia ser revertido em oferta para os pobres (leia em Mc 14:3-5)

Antes, contudo, de analisar a ação da mulher, é importante ver a resposta de Jesus ao comentário dos discípulos: pobres sempre existirão – como também oportunidade de os atender (Mc 14:7).  O destaque que o Mestre fez foi ensinando mais uma vez sobre as escolhas e prioridades do Reino. 

Embora boas ações e caridade sejam importantes e devam merecer cuidado dos discípulos, mas não se pode esquecer que a prioridade absoluta sempre tem que ser o Reino de Deus e servir a Cristo.

Quanto a ação da mulher, Jesus reconheceu que ela se antecipou a ungi-lo, preparando-o para sepultura (Mc 14:8).  A morte estava próxima, e tudo conduzia àquele momento – e Jesus sabia disso muito bem. 

Então o ato de entrega da mulher foi reconhecido como uma doação voluntária e uma declaração de reconhecimento, apreciação, devoção e honra dada a Cristo.

Ao contrário dos discípulos, aquela mulher declarou com sua atitude que toda a sua prioridade era verdadeiramente o Senhor Jesus.  E por isso seu gesto deveria ser contado sempre que o evangelho fosse pregado (Mc 14:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário