sexta-feira, 19 de junho de 2020

SE SOU CRISTÃO

 

Recentemente meu irmão Jader relembrou em seu Face a letra da canção "Que estou fazendo se sou cristão?"  Gosto dessa música.

Para quem não conhece, vou apresentá-la rapidamente.  Em 1967, enquanto o Brasil começava a endurecer sua ditadura, o reverendo presbiteriano João Dias de Araújo, juntamente com João Wilson Faustini, entendeu que aquele era um momento de fazer música com uma temática que refletisse as questões cotidianas e de como nosso cristianismo poderia ser uma resposta.  Assim surgiu a letra.

A música que cantamos aqui (está no HCC nº 552) foi composta em 1974 por Decio Lauretti e o seu comentário sobre a obra a descreve bem.

 

A música “Que estou fazendo” é produto da época da ditadura militar.  Tomei conhecimento do poema do Rev. João Dias de Araújo e fiquei muito impressionado pela firmeza das suas palavras.  Pregava um cristianismo engajado na luta contra as injustiças, distante da religião enclausurada nos templos, que busca a ‘salvação da alma’ e ignora o corpo, especialmente os corpos dos desfavorecidos.  Decidi musicá-lo, optando por uma seqüência harmônica barroca num ritmo brasileiro, o baião.

 

Esse hino passou a ser cantado em diversas igrejas do Brasil - de presbiterianos a luteranos - e entrou em nosso HCC no início dos anos 1990.

Mas vários evangélicos brasileiros se recusaram a cantá-lo. Crente não pode cantar isso. Não é hino de adoração. Não tem letra condizente com a Bíblia.

Preciso dizer que discordo, concordo e discordo.  Respectivamente.

Vamos lá da última para a primeira.

§ A letra tem ampla base bíblica.  Os profetas do AT tiveram suas mensagens absolutamente recheadas de conteúdo com apelo a justiça e engajamento social (confira por exemplo Am 5:24 / 8:4-18 e Mq 6:8).  Também importante destacar que o objetivo expresso na Lei é para que não haja pobres entre vocês (Dt 15:4-5).

Mais significativa, porém, é a interpretação que Jesus faz da profecia de Oseias (compare Mt 9:13 e 12:7 com Os 6:6).  Nas duas ocasiões, o Mestre enfatiza que é indispensável no relacionamento com Deus uma preocupação e misericórdia com os mais necessitados.  Um não pode acontecer sem o outro (1Jo 4:20-21 e Tg 1:27 / 5:1-6 entenderam bem as lições de Cristo para a igreja).

§ Realmente essa canção não é um hino de adoração.  Adorar é curvar-se, prostrar e submeter. Também é declarar a glória absoluta que pertence só a Deus (a cena dos anciãos diante do trono em Apocalipse capítulo cinco demonstra bem isso).

Na adoração e no louvor eu exalto e bendigo quem é Deus e o que ele faz na história - e isso eu não declaro com a letra da música.  Mas aqui já olho para o próximo ponto.

§ Todo crente não apenas pode, mas deve cantar assim.  A adoração cristã é voltada somente a Cristo.  Só que essa verdade não vai impedir que nossa fé nos leve a olhar na horizontal para aqueles que precisam ser alcançados pela força revolucionária do amor e das ações do evangelho.

Então o questionamento é bem pertinente e transformá-la em uma canção que me mova a um compromisso cristão que se assemelhe com o empenho do próprio Senhor tem que fazer parte de nossas liturgias.

Devo sim colocar minha fé e minhas práticas religiosas contra a parede:

 

Que estou fazendo se sou cristão?
Se Cristo deu-me total perdão?
Há muitos pobres sem lar, sem pão.
Há muitas vidas sem salvação.
Meu Cristo veio pra nos remir:
o homem todo, sem dividir.
Não só a alma do mal salvar,
também o corpo ressuscitar.

 

8 comentários:

  1. A música é um chamamento para nós cristãos, tempos o dever de proclamar Jesus de forma integral," daí de comer a quem tem fome"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade querido. Nosso cristianismo tem que nos desafiar a cumprir o chamado do Mestre de dar comida e abrigo a quem precisa. Por isso temos que continuar cantando assim a nossa fé.
      Abr.

      Excluir
  2. A Bíblia nos ensina a vivermos o que aprendemos e isso envolve socorrer aos necessitados de salvação, pão e justiça. Louvado seja Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Deus!!!
      Que toda a nossa vida e vivência cristã esteja alicerçada nos ensino da Bíblia.
      Abr.

      Excluir
  3. Muito bom texto. Também acho que uma coisa não exclui a outra, dá pra cantar hinos de louvou e que retratem o amor ao próximo. Esse tipo de cegueira, beira a intolerância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Lucas. Vamos cantar louvores a também nos desafiar a um amor ao próximo mais significativo.
      Também é importante salientar que cegueira e intolerância não condizem com seguidores de Cristo que é luz e acolhimento.
      Deus o abençoe querido.

      Excluir
  4. Assisti um vídeo da Editora Ultimato que o Teólogo afirmava que hoje Deus se revela através da Igreja, quando ela realiza atos de amor ao próximo, seguindo o exemplo de Jesus. Este hino nos leva a agir como Jesus, mostrando o amor de deus ao mundo. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não cheguei a assistir esse vídeo, mas concordo com a afirmação: Deus continua a agir no meio dessa sociedade decaída quando a sua igreja cumpre a sua missão, e isso deve incluir amar o próximo e fazer a diferença para com aqueles que precisam. Esse hino canta essa verdade cristã.
      Abr.

      Excluir